"El Dorado", novo álbum de estúdio da cantora Shakira, será lançado na próxima sexta-feira, 26. Entretanto, já é possível ouvir na internet algumas faixas presentes no CD que têm vazado na web desde o início da semana.
Uma dessas canções, "When a Woman", tem causado polêmica nas redes sociais por, supostamente, fazer alusão à homofobia. Veja a letra:
Only a woman, only a woman knows
(Só uma mulher, só uma mulher sabe)
How a woman is supposed to love a man
(Como uma mulher deveria amar um homem)
When a woman, when a woman loves (Quando uma mulher, quando uma mulher ama)
When a woman, when a woman loves a man
(Quando uma mulher, quando uma mulher ama um homem)
Only a woman, only a woman knows
(Só uma mulher, só uma mulher sabe)
A crítica consiste na dualidade presente na música de que "apenas uma mulher seria capaz de amar um homem". Os fãs homossexuais da colombiana acusaram-na de preconceito. Entretanto, foi feito um trocadilho por partes dos ouvintes que substituíram How (como) por Only (que, fosse essa a palavra empregada, ficaria a afirmativa de que, na opinião da diva latino-americana, somente mulheres sabem amar um homem).
Mesmo assim, muitos fãs continuaram criticando Shakira por entender que a letra é confusa e de entendimento dúbio. Em grupo no Facebook uma internauta escreveu o seguinte: "Se a sentença soa preconceituosa (ainda que não seja) deve ser problematizada sim. Não é SÓ uma mulher que é/deve ser capaz de amar um homem, e ninguém tem que engolir isso calado só porque a shakira é ignorante nesse aspecto e destrói uma música boa com uma letra dessas".
Com informações do site Bicha Natalense