Durante todo o verão europeu paira sobre a cidade de Sitges um enorme arco-íris, dando à pequena cidade mediterrânea um colorido especial.
Sitges está a poucos minutos de Barcelona, na Espanha. Desde a estação Paseo de Gracia saem trens a cada 30 minutos para este pequeno paraíso, que tem de tudo com fácil acesso.
A cidade com vista para o mar Mediterrâneo recebe de braços abertos o turista LGBT durante todo o verão europeu, ou seja, de junho a setembro. Para Sitges não se pode atribuir duas palavras, "preconceito" e "discriminação": aqui os moradores convivem em seu cotidiano com o fervo dos ambientes gays e lojas com excelente infraestrutura.
Este ano, Sitges preparou a sua segunda Parada Gay, recebendo o dobro de turistas do ano anterior. O evento foi organizado pela AFGAL (Asociación de Gays y Lesbianas de Sitges) e teve apoio do prefeito da cidade, além dos estabelecimentos locais.
Roteiro essencial
Para começar bem o dia com um bom café da manhã, procure por uma boa mesa no enorme terraço do Café Montroig, localizado na rua mais conhecida e badalada de Sitges, a Calle del Pecado (originalmente Calle 1º de Mayo). Se preferir uma opção mais calma, a confeitaria La Montserratina tem uns dos melhores capuccinos de Sitges e excelentes delícias doces.
De frente para a Rua do Pecado esta a praia de La Ribera. À direita, em frente ao Hotel Calipolis, é onde está a maior concentração de gays. Se caminhar para a esquerda, passando pela igreja (símbolo de Sitges) e o centro histórico, você chega à praia Sant Sebastian, um pouco mais familiar. Mais à frente, a praia Del Balmins é outra frequentada pelo público gay e por simpatizantes do nudismo.
Bateu fome?
Pode-se provar uns dos milhares de restaurantes no passeio da praia de Sant Sebastian ou voltar à famosa Calle del Pecado e provar o menu do restaurante do hotel Alenti, que tem um charme especial. Uma opção mais caseira e barata, na mesma rua, é um restaurante de tapas e pescados que se chama El Pescadito.
Após o almoço, pode-se voltar à praia ou fazer a famosa siesta, já que quase todas as lojas estarão fechadas até as 17h.
Se quiser fazer compras, vá até a Calle Parellades, onde você encontrará a loja Frank, que vende as famosas sungas da marca ES.
Depois de caminhar e voltar para o hotel cheio de sacolas, que tal um banho de mar, uma ducha e um aperitivo?
Verdadeiro oásis no centro de Sitges, La Villa Bar e Jardim oferece drinques supercaprichados e de misturas bem especiais. Assim você começa o final de tarde com um sabor magnífico na boca…
Como no verão europeu o sol se põe entre 20h e 20h30, ainda dá tempo de ver o pôr do sol em Sitges sentado em um terraço com vista para o mar… No Clube Náutico está um pequeno deck com mesas brancas.
Para jantar, são várias as opções: Parrots Restaurant, L'Angle d'Adriana, Al Fresco, ou até mesmo os turísticos La Niña, La Santa Maria e La Pinta, localizados no passeio marítimo e que oferecem ótimas receitas de pescado.
Ferveção
Antes de sair para a balada, que na Espanha começa por volta das 3h da manhã, faça um tour pelos bares. O El Siete é frequentado por um público mais maduro e tem uma divertida decoração com milhares de bonecas Barbie. Já o El Candil recebe um público mais jovem. Para quem busca pegação, o XXL tem um dark room no segundo andar. Se quiser tomar um bom drinque, há diversas opções de bares com noites temáticas, entre eles o Man Bar, Dark e Bside. Para quem gosta de shows de striptease, tem o Privilege Music Bar.
Se sobrar energia, Sitges tem um único after hours, o Le Male a Bar, localizado no centro comercial Oasis. Funciona das 6h da manhã até o meio-dia.
E se depois de toda a ferveção você ainda não encontrou seu grande amor, um passeio pelas praias vai fazê-lo sair dessa solidão com certeza!
Mais sobre Sitges:
sitges.sweb.cz/gaymap.htm
www.gogayguide.com/Sitges
www.lukasandwichstudio.com
www.sitges.cat
www.sitgestur.cat
www.renfe.es
www.hotelalenti.com
www.parrotshotel.com
*Matéria originalmente publicada na edição nº48 da revista A Capa – Agosto de 2011