Vez ou outra o teatro recebe peças concebidas para o público feminino – se é que existe tal conceito – feitas por mulheres, onde o assunto são suas complexidades e angústias. “Soltando os Cachorros” é mais uma dessas peças feitas para agradar a todos e comunicar, sobretudo a parcela feminina sentada na plateia.
Lavínia Pannunzio, Letícia Teixeira e Lílian de Lima representam três mulheres “afogadas” em si mesmas desferindo chicotadas – no caso as próprias palavras – para tudo quanto é lado. Religião, política, amor, ecologia, prostituição infantil, morte, frustrações e certa alienação feminina são abordados de forma sensível, sem cair na futilidade de comédias do gênero e sem um aprofundamento em questões que tornaria a encenação mais dramática.
O que forra a língua dessas mulheres raivosas é nada menos que a literatura de Hilda Hilst (1930 – 2004), Cassandra Rios (1932-2002) e Marisa Raja Gabaglia (1942-2003). Poemas, contos e crônicas ganharam ar de deboche sem perder o senso crítico.
A direção de Ângela Barros ponta alguns momentos onde texto e mensagem se mesclam e são ressaltados para que no meio do riso frouxo haja um pouco de questionamento. Seja ao citar/reverenciar as mulheres feias, as que colocam anúncios em classificados, as que amam pés femininos, as que buscam incansavelmente um(a) outro(a), as gordas, as fúteis, as submissas e as lésbicas, por exemplo.
A presença de Cassandra Rios, lésbica assumida e importante escritora do meio do século XX, com inúmeros livros publicados, garante certo tom homoerótico em alguns momentos. A mistura de seres disformes (os de Hilda), sexualmente falíveis (os de Cassandra) e os cômicos (os de Marisa) resultam numa boa mistura de entretenimento, provocação, reflexão e sensibilidade.
“Soltando os Cachorros” é divertimento garantido e despretensioso, talvez por isso tão agradável de assistir.
Serviço:
“Soltando os Cachorros”
Quartas e quintas-feiras, às 20h30
Unidade Provisória Sesc Avenida Paulista Espaço, 11º andar
Av. Paulista, 119 – Bela Vista – Centro. Telefone: (11) 3179-3700.
Ingresso: R$ 5 a R$ 20.