"Fique sabendo" é o novo exame anti-HIV idealizado pelo Ministério da Saúde. José Gomes Temporão, ministro da saúde, inaugurou hoje na São Paulo Fashion Week o teste rápido, onde em 30 minutos você fica sabendo o resultado do exame. "O Ministério da Saúde estima que 250 mil pessoas no Brasil sejam portadoras do HIV e desconheçam por nunca terem feito o exame. Quanto mais cedo se faz o teste, melhor o tratamento e melhores os resultados desse tratamento", disse o ministro.
Junto com o ministro, quem fez o exame anti-HIV foi a jornalista de moda Gloria Kalil. Assim, os dois esperam servir de exemplo à população. Temporão comemorou o fato de o novo método de exame ser mais rápido e prático. "Continuamos com o exame tradicional em todo o país – cujo resultado sai em cerca de 30 dias – e gradualmente vamos introduzindo o teste rápido. Neste ano, vamos distribuir 3,3 milhões desses novos testes, mais que o dobro do que dispusemos no ano passado", disse. Ainda sobre o exame, o ministro fez questão de ressaltar que o método foi totalmente desenvolvido no Brasil.
Gloria Kalil estava alegre com o fato de poder obter o resultado com tanta rapidez. A jornalista declarou que da última vez que vez que fez o exame, há quatro anos, teve de esperar trinta dias pelo resultado. "É um suspense horroroso", declarou. A jornalista elogiou a eficiência do Ministério e a qualidade da saúde no país. "É muito bom ver nosso sistema de saúde pública funcionando bem desta forma". Em seguida repetiu seu slogan, "sou fashion, fiz o teste".
O Programa Nacional de DST/Aids espera realizar mais de cem exames durante os cinco dias da São Paulo Fashion week. "Como a decisão de fazer o teste é pessoal, precisamos despertar a atenção das pessoas. Associar a marca do Fique Sabendo à moda e à atitude é uma das estratégias para isso", revelou a diretora do programa, Mariângela Simão. O teste rápido foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).