Nesta sexta-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Saúde vai distribuir um kit especial de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O material estará disponível para todas as mulheres que forem retirar medicamento nas unidades das farmácias Dose Certa na capital.
Serão 1.500 kits contendo 12 camisinhas, um marcador de texto e folhetos explicativos com informações sobre essas doenças. Para retirar o kit de prevenção não é preciso ter receita médica nem indicação de uma unidade de saúde.
O objetivo da iniciativa é oferecer às mulheres informação sobre as DSTs associada ao item básico da prevenção: a camisinha.
De acordo com dados do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, a estimativa é que existam, em todo o mundo, cerca de 340 milhões de novos casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis por ano. No Brasil, a estimativa é que haja 1,9 milhão de casos de Clamídia e 1,5 milhão de casos de gonorréia, por exemplo.
As farmácias Dose Certa estão distribuídas em pontos de fácil acesso em todas as regiões da capital, como estações de metrô e da CPTM e centros de saúde.