Nessa sexta-feira (19) é realizado nos Estados Unidos o Spirit Day. O projeto tem como objetivo lutar contra a homofobia e a discriminação de jovens gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. A ideia é que as pessoas usem a cor roxa para apoiar a campanha.
Várias grandes empresas se juntaram para endossar o projeto, entre elas a Coca-Cola, a American Airlines e a Toyota.
As redes sociais também garantiram seu apoio. Facebook, Twitter, Instagram, Tumblr, entre outros, participam do Spirit Day. O Tumblr manterá seu logo roxo durante o dia e o Facebook terá o tema roxo em várias de suas páginas.
A ONG Glaad, idealizadora do projeto, incentiva que as pessoas compartilhem a história no Twitter e no Instagram usando a hashtag #SpiritDay. Outra ideia simples, é que as pessoas coloquem um filtro roxo, que pode ser adicionado no site da campanha, nas suas fotos do perfil.
A ideia do projeto surgiu em 2010 como forma de combate ao bullying. Além das empresas, participam também escolas, organizações e celebridades. A cor roxa foi escolhida porque ela simboliza justamente o "Spirit" na bandeira do arco-íris.
Abaixo você confere um vídeo que o Tumblr criou especialmente para a data.