A gigantesca rede de coffee shops Starbucks lançou no último fim de semana, no Reino Unido, a propaganda “#whatsyourname” (“#qualéseunome”, em livre tradução para português), em que um garoto trans se sente confortável a dizer seu nome social pela primeira vez pedindo uma bebida em uma das lojas.
Exibido no canal britânico Channel 4, o comercial mostra o garoto, chamado James, em visível desconforto ao ser chamado de “Jemma”. No entanto, ao comprar um café no Starbucks, ele diz que se chama James e tem seu nome escrito no copo pelo barista.
Além de ter vencido o prêmio Diversidade na Publicidade do Channel 4, no valor de 1 milhão de libras (aproximadamente R$ 5,5 mi), a Starbucks divulgou que levantará no mínimo 100 mil libras (aproximadamente R$ 551,54 mi) vendendo biscoitos azuis no formato de sereia, a mesma figura que serve de logo para a rede, doando 50 centavos de cada unidade vendida. A iniciativa é fruto de uma parceria com a ong Mermaids, que atende crianças trans.
Assista ao comercial abaixo: