in

“Superei o preconceito com a educação”: Travesti doutora toma posse em Universidade do Ceará

Luma Nogueira de Andrade é considerada a primeira travesti doutora do país a tomar posse em uma instituição de ensino no Ceará.

O feito aconteceu nesta semana e tornou Luma professora efetiva da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), do município de Redenção. Luma, que já trabalhava como concursada da rede estadual, concluiu o doutorado pela Universidade Federal do Ceará em 2012.

Filha de pais agricultores, a travesti conta que foi através da educação que conseguiu enfrentar o preconceito.

"Busquei na educação formas de superar as dificuldades financeiras, sociais e, principalmente o preconceito por ser travesti. Hoje é um dia de vitórias, conquistas e superação. É um momento simbólico de libertação e respeito aos direitos humanos. É um marco para o movimento LGBT. Assim como os negros são discriminados, nós também sofremos discriminação social”, declarou Luma.

A professora doutora espera continuar contribuindo dentro da sala de aula com o respeito às diferenças. “Como educadora, espero preparar os estudantes para lidar com as diferenças, principalmente no que diz respeito ao mundo do trabalho”, concluiu Luma Andrade.
 

Mais um! Ator australiano Harry Cook se assume gay em vídeo postado no YouTube; vem ver!

Governo britânico aconselha ator gay Sir Ian McKellen, de “X-Men”, a não viajar à Rússia