Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Suplente de Marta Suplicy diz que é contra casamento gay; senadora envia nota à comunidade LGBT

A nomeação de Marta Suplicy como Ministra da Cultura vem gerando polêmica. Principalmente entre a comunidade gay. Isso porque, Marta era a relatora do projeto que criminaliza a homofobia no país.

Com sua saída, quem assume seu posto no Senado é o vereador Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP), seu suplente. Antônio, de 62 anos, é ligado a 22 paróquias da Zona Sul de São Paulo. Durante uma homenagem que foi feita por seus colegas na Câmara de Vereadores da capital paulista nessa última quarta (12), o novo senador deixou claro que é contra o casamento gay.

"Sem dúvida nenhuma vou sempre acompanhar o que a Igreja falar. Sou um católico praticante. Sempre fui contra o casamento de pessoas de sexo igual, não tenho preocupação em perder voto por causa disso", afirmou. Rodrigues disse que pretende votar no Senado de acordo com suas convicções religiosas.

"Vou seguir sempre as posições da Igreja Católica nas votações. Para mim homem é homem e mulher é mulher. Também sou contrário ao aborto e à eutanásia", contou.

Com isso, não se sabe quem ficará a frente do PLC 122, que visa criminalizar a homofobia no Brasil. Marta, percebendo a tensão em torno do tema, divulgou uma nota para a comunidade LGBT. Confira.

"Amigas e amigos LGBTs,

A vida é feita de desafios. Atender ao honroso convite que me foi feito pela presidenta Dilma é mais um deles. Assumo o Ministério da Cultura certa que poderei inovar e contribuir para um Brasil mais respeitoso e harmonioso em sua diversidade cultural, dentre a qual se inclui a população LGBT com sua identidade própria.
Não abandonarei nenhum de meus compromissos históricos, apenas farei a defesa deles num outro espaço institucional. Estou certa que a cultura pode ser, também, o instrumento adequado para a garantia dos direitos de cidadania."

Marta Suplicy


Antônio Carlos Rodrigues não vai facilitar para o nosso lado

Sair da versão mobile