A Tailândia fez história ao permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, tornando-se o primeiro país do sudoeste asiático a reconhecer legalmente a união LGBTQI+. A nova lei entrou em vigor nesta quinta-feira, 23 de janeiro de 2025, e já resultou em uma cerimônia coletiva em Bangkok, onde 300 casais se casaram. A aprovação do projeto de lei ocorreu em junho de 2024, com um amplo apoio no parlamento, e foi promulgada pelo rei Maha Vajiralongkorn.
A nova legislação garante aos casais LGBTQIA+ os mesmos direitos legais que os casais heterossexuais, abrangendo questões de herança, adoção e decisões de saúde. A primeira-ministra, Paetongtarn Shinawatra, celebrou a aprovação, afirmando que a lei representa um passo significativo na aceitação da diversidade e do amor em todas as suas formas na Tailândia.
Para facilitar a implementação da nova lei entre os serviços públicos e o governo, que historicamente foram conservadores, foram realizadas palestras e treinamentos sobre diversidade de gênero e orientação sexual. Com isso, a Tailândia se junta a Taiwan e Nepal como os únicos países asiáticos a legalizar o casamento gay, promovendo um ambiente mais inclusivo e respeitoso para a comunidade LGBTQIA+.
Quer ficar por dentro de tudo que rola? Dá aquele follow no Insta do Acapa.com.br clicando aqui e cola com a gente nas notícias mais quentes