Em entrevista as páginas amarelas da revista semanal Veja, Mauricio de Sousa faz inúmeras revelações a respeito da sua grande criação, o gibi Turma da Mônica, que circula pelas bancas do Brasil há três décadas.
O jornalista Duda Teixera compara a obra de Mauricio com o Menino Maluquinho do cartunista Ziraldo. Dá a entender que o maluquinho é mais verossímil que as histórias da menina dentuça. Mauricio de Sousa responde ao repórter que Ziraldo "avança" mais do que ele. O cartunista explica também que não pode arriscar muito, pois há muita gente envolvida no trabalho.
Na seqüência da resposta ele conta que "tem gente pedindo para eu criar personagem gay. Esse tema é muito novo. Se essa tendência continuar será natural ter um homossexual na Turma. Não devemos levantar bandeira, devemos segurar a bandeira que ela já está passando. Foi com essa fórmula que construí a minha carreira".
A entrevista ainda trata do novo gibi de Mauricio, a Turma da Mônica Jovem, sobre a reação de alguns fãs em relação a este novo produto, o futuro de alguns personagens, se as histórias em quadrinhos continuarão a existir no formato papel, entre outros temas.
Gírias gays
Há duas semanas, o site A Capa publicou uma notícia que trata sobre as gírias gays reproduizidas nas falas da personagem Denise. Em meados da década de 90, esta simpatica amiguinha da Mônica e da Magali não possuia muito destaque nos quadrinhos e vez ou outra aparecia com cabelos em versões loiro moreno e ruivo. No quinto número da ‘Turma da Mõnica Jovem’ a garota usa expressões como "uó", "pão com ovo", "abafa o caso".