Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

“Ter uma vagina não me faz sentir menos homem”, diz escritor e militante João Nery

Depois de trazer um beijo gay e uma modelo transexual na capa, a revista Trip abordou o tema "Vagina" em sua mais nova edição. E, para compor os depoimentos, ela trouxe a experiência de João W Nery, escritor, psicólogo, militante e… Homem transexual.

Na matéria "Vagina, modos de usar", João – que está com 64 anos – afirma que ser mulher ou homem "são algo que fazemos, mais do que algo que somos".

+ Produtora trans da Globo afirma que irmão também é transexual

"Sou transhomem, um transexual masculino com vagina, o que não me faz sentir menos homem. Há mulheres sem vagina, assim como existem homens sem pênis. Nós nos construímos e, portanto, podemos nos reconstruir sob outras formas que desafiam as estruturas de poder binárias existentes", defendeu.

João afirma que nunca deu nome específico à sua vagina e justifica dizendo que nunca a utilizou. "Não consegui obter dela algum significado a não ser como motivo de constrangimento. Me operei (realizou a mamoplastia masculinizadora e a histectomia bilateral) na época da ditadura militar, quando as cirurgias eram consideradas crime – elas só foram legalizadas 20 anos depois".

+ Em decisão inédita, STF reconhece relevância do direito ao nome e sexo de transexuais

Vale lembrar que João é o nome que dá ao projeto de lei Identidade de Gênero (PL 5002/2013), do deputado federal Jean Wyllys, que visa assegurar que pessoas trans sejam tratadas socialmente de acordo com a sua identidade de gênero.

A matéria ainda conta com a modelo Carol Marra, uma mulher transexual, que ainda não passou pela redesignação sexual. "A vagina é uma das partes mais sensíveis e fortes do corpo. Quando a mulher tiver a consciência do que ela tem ali entre as pernas, será capaz de conquistar tudo. A minha vagina eu chamaria de 'minha conquista'".

Sair da versão mobile