Formada por Dougy Mandagi (vocal e guitarra), Jonathon Aherne (baixo), Lorenzo Sillitto (guitarra, teclados e vocais) e Toby Dundas (bateria) a banda australiana The Temper Trap de Melbourne, é conhecida pelo som atmosférico, com guitarras em ritmos pulsantes. A banda foi lançada pelo selo Infectious Records no mundo, exceto para a Austrália e os Estados Unidos. Na Austrália, o grupo assinou com o selo de Michael Gudinski Liberation Music, e nos Estados Unidos é assinado pela Glassnote Records.
Atraiu a atenção da indústria fonográfica em todo o mundo depois de tocar para multidões no Musexpo em Londres em Outubro de 2008. Foram escolhidos pela BBC no top 15 Sound de 2009.
Em 2006, lançaram o EP de estréia The Temper Trap produzido por Scott Horscroft. (mesmo produtor do The Presets). Com as canções Sirens (foi apresentado no vídeo game EA Rugby 08), My Sun, Peter Parkers Alter Ego e Sunday Painter.
A gravação do álbum de estréia, pelo veterano produtor musical Jim Abbiss de Londres, foram feitas após quatro semanas em Melbourne. Mandagi disse que suas influências chaves foram Radiohead, Prince, U2 e Massive Attack. O álbum foi lançado na Austrália em 19 de junho de 2009.
Sweet Disposition foi o primeiro single, o título da canção é uma referência para a linha de "Oh My Sweet Carolina", de Ryan Adams.
Há três vídeos o single: A versão doméstica dirigida por Madeline Griffith, mostra a banda tocando ao lado de imagens em câmera lenta de lâmpadas quebrando no chão. A versão internacional dirigida por Barnaby Roper, apresenta imagens do passado de cada membro da banda. A versão US dirigido por Daniel Eskils.
Fader é o segundo single da banda, lançado na Austrália em dezembro de 2009, onde alcançou a posição # 85. Remixes de Adam Freeland, Rockdaworld Vocal Extended, Jakwob, Bangatang e Filed Under.
The Temper Trap – Conditions
1. Love Lost 3:33
2. Sweet Disposition 3:51
3. Fader 3:03
4. Rest 3:40
5. Down River 3:45
6. Soldier On 5:55
7. Fools 4:33
8. Resurrection 5:31
9. Science of Fear 4:17
10. Drum Song 3:20