“Bahia, Bahia, Bahia”, gritavam os presentes ao Teatro Santo Agostinho na noite da última segunda-feira (07/09). O Mister Gay 2009, aliás, reservava uma grande surpresa para os espectadores. “O segundo lugar é o Mr. Ceará”, gritou o apresentador Evandro Santo. O anúncio dava a vitória ao mister Mato Grosso, Thiago Silvestre, 23 anos. Ele não se conteve. Como era possível? Chorou.
“Gente, isso aqui parece o metrô Sé em horário de pico”, ironizou Ioiô Vieira de Carvalho. Mais de 200 pessoas tentavam entrar por uma pequena porta. Também foi difícil encontrar o lugar marcado no convite. Quando todos já pareciam acomodados, Silvetty Montilla apareceu no auditório para fazer graça. Ela segurava um microfone da Rede TV! em uma das mãos e era seguida de perto pelas câmeras. “Mister Itaquaquecetuba”, brincava.
Por volta das 21h, os candidatos entraram no palco de capa preta rodopiando enquanto a cantora Amannda soltava a voz. Ela tocava nos rapazes e eles saiam pela cortina até que não sobrou mais ninguém. Na sequência, um júri com nomes de peso como Salete Campari; o Mister Gay 2007, Luciano Luppo; Rafael Cortez, do CQC; o estilista Rogério Figueiredo e o ex-sargento, Fernando Alcântara, foi apresentado e o concurso, enfim teve início de verdade.
Com sacadas engraçadíssimas, Evandro Santo fazia a alegria da plateia. “Os candidatos estão mais maquiados que uma drag”, comentou depois de anunciar o nome, o estado e as características principais de cada um dos concorrentes, que entravam no palco de capa preta e jogavam-na para o alto, ficando só de sunga. Após a exibição de um vídeo com os melhores momentos dos misters e mais uma aparição deles com mini shortinho preto e blusa de tricô. Os 20 candidatos voltaram à arena com um macacão branco e passaram pela primeira peneira.
Entre os 10 finalistas estava o campeão da internet e mister Distrito Federal, Bruno Maffei, que recebeu o prêmio de mister Popularidade e o queridinho da noite, o mister Bahia, Johnny Gomes. O representante de Santa Catarina, Lucas Goldin, recebeu o prêmio de mister simpatia e o do Paraná, Luciano Rocha, de mister fotogenia.
Respostas de campeão
Nas rodadas de perguntas, o mister Mato Grosso surpreendia com respostas curtas e marcantes. “Você namoraria alguém que conheceu na sauna?”, questionou um dos jurados. “Não gosto de sauna, mas tudo é válido se o amor for verdadeiro”, disse.
Quando restaram cinco finalistas, ele também se destacou. “O que importa é o caráter e não a orientação sexual”, afirmou. Entre os cinco classificados estavam o mister São Paulo, Hugo Santana, e o mister Goiás, Eldo Junoir, quinto e quarto colocados, respectivamente. O terceiro lugar ficou com o mister Acre, Daniel Agnesini, e o segundo com o mister Ceará, Fabiano Gurgel.
Após receber o troféu de campeão, Thiago Silvestre conversou com A Capa. Ele revelou ter assumido sua homossexualidade há pouco tempo, disse ter ficado surpreso pela vitória e afirmou que já trabalha como voluntário em uma ONG gay em seu estado. “Eu esperava a vitória do mister Ceará ou Minas Gerais, mas estou muito feliz com o resultado, quando me propus a participar do concurso fiz com o intuito de lutar pelas causas gays”, revelou. “Para o Mister World eu preciso melhorar na parte dos conhecimentos”, complementou.
Thiago Silvestre garantiu além da participação no Mister World, em Oslo na Noruega, sua presença no cruzeiro gay Freedom on Board.