Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Tire a roupa por uma causa!

Vi em algumas listas de discussões na internet pessoas dizendo que acham um absurdo travestis e transexuais exibirem seus peitos siliconados nas paradas do orgulho gay. Em contrapartida, já li texto de um intelectual afirmando que o maior grito de liberdade dado pelas trans e travestis durante as paradas era justamente o ato de mostrar o peito.

Entre os dois pontos de vistas, particularmente prefiro o segundo. Não pelo fato de a nudez chamar muito a atenção. Também por isso. Mas o que pega mesmo é o lance de a política ter muito mais a ver com nossas vidas do que imaginamos. E quando as travas mostram seus peitos, elas reivindicam uma série de direitos políticos, a começar pelo da igualdade, liberdade de expressão, o direito de ir e vir e por aí vai.

Quando Bush veio para o Brasil, em março, uma atriz e dançarina de 25 anos chamou a atenção da mídia ao protestar seminua enrolada numa bandeira do Brasil. A moça estava com a parte de baixo de um biquíni, com os seios à mostra e a frase "Fora Bush" escrita na barriga.

Ontem, alguns militantes do Greenpeace tiraram a roupa durante uma conferência sobre energia nuclear, organizada pela Universidade de Tel Aviv e que contava com a participação do presidente israelense Shimon Peres, para denunciar a proliferação de armas atômicas no Oriente Médio.

Claro que os militantes foram expulsos pelos seguranças do local. Pelo que se noticiou sobre a tal dançarina, ela chegou a ser detida, mas nenhuma notícia posterior fizeram sobre o caso. É isso, pessoas. A nudez move, comove e provoca. Ou não foi provocação aos nossos reacionários representantes a foto de Rogéria? Que, diga-se, nem nua estava.

Não bastasse, quantos exemplos não há de calendários beneficentes em que os protagonistas são jogadores de rugby, basquete, críquete, ping pong, etc etc etc, todos pelados?

Ainda vou entender por que é que a nudez mexe tanto com as pessoas. Afinal, preciso descobrir o que leva alguém a ficar procurando fotos de homens pelados no Google e cair justamente no meu blog, onde nem fotos eu posto. Ainda mais de homens pelados.

Por falar nisso, uma enquete que bolei numa comunidade do Orkut sobre blogs gays revela que 69% das pessoas preferem ver fotos de homens pelados a ler sobre o cotidiano ou as opiniões das outras pessoas. Sendo assim, nem sei porquê me estendi tanto nesse texto.

No fundo, bem no fundo o que eu queria dizer é pra vocês tirarem suas roupas por uma causa. Contra a homofobia, contra a prefeitura por ter fechado a Bubu, pouco importa. Tanta gente fica sem camisa nas boates. Tirem a roupa, pelo menos falando metaforicamente, antes que eu seja responsabilizado por incutir idéias subversivas nas cabeças de outrem!

Sair da versão mobile