Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

“Todos devem ter os mesmos direitos”: Presidente de Israel demonstra apoio ao casamento gay

Em Israel, uniões entre homossexuais não são aceitas em instituições religiosas, que realizam cerimônias só entre homens e mulheres.

No entanto, o país reconhece casamentos gays realizados em outro país. Por isso, uma lei está em discussão para ampliar definitivamente os direitos da comunidade gay israelense.

Em visita recente ao México, durante um Fórum Empresarial, o presidente de Israel, Shimon Peres, 90, foi questionado sobre a situação dos homossexuais. Em resposta, o presidente demonstrou forte apoio ao casamento gay.

"O homossexual é um ser humano e ele deve ter direitos como qualquer outro. Não temos poder para tirar [seus] direitos", declarou Peres. O líder israelense disse ainda que é preciso respeitar as diferenças.

"Não podemos tirar os direitos de alguém só porque a pessoa é diferente. Não podemos tirar o seu direito de respirar, direito de comer ou o direito de começar uma família. Devemos permitir que todos possam viver com liberdade", completou o presidente.

As declarações de Shimon Peres aumentam as chances de um novo projeto de lei ser avaliado no país, que pretende conceder os mesmos benefícios de casais héteros com filhos a casais gays também com crianças. A oposição, declaradamente conservadora, já se mostrou contrária à nova proposta.

 

Sair da versão mobile