Reunindo cerca de 500 pessoas, foi promovido nesta terça-feira (20) mais uma edição do Sarau Debaixo, no Viaduto do Dia, em Aracaju. Desta vez, o evento ocorreu como uma das ações que antecedem a Semana da Visibilidade Trans da cidade.
+ Adolescente trans comove ao deixar carta antes de suicídio
Por meio da poesia, da música e do teatro, o grupo levantou temas de relevância para a cidadania plena de travestis, mulheres transexuais e homens trans.
No início do sarau, Leelah Alcorn – adolescente trans de 17 anos que cometeu suicídio em dezembro de 2014, em Ohio – foi lembrada. O grupo leu a carta de despedida da jovem, que teve a transgeneridade rejeitada pela família e que pedia para "consertar a sociedade".
Com a música do guitarrista Ray Toro, em homenagem à Leelah, poesias e uma cena do Teatro do Oprimido, foi abordado assuntos sociais e de política, e também foi promovida a visibilidade com dignidade para a população de travestis, mulheres transexuais e homens trans.
+ Homem trans é agredido ao usar banheiro masculino: "Virei estatística"
"Foi uma experiência fantástica. Oportunidade ímpar para começarmos a discutir as reais problemáticas que leva tanta exclusão social das pessoas trans. Esse espaço foi muito importante para fortalecer e preparar os debates para a realização da primeira Semana da Visibilidade Trans", declarou a estudante do curso de Letras da Univerisdade Federal de Sergipe e militante transfeminista Linda Brasil.
Confira:
(Fotos Thaís Ramos, da Bagaceira Talhada)