Acostumado a interpretar malandro e boas-praças, Aílton Graça encara o desafio de interpretar a travesti Xana Summer, da novela Império, da TV Globo. A caracterização demora duas horas e o ator afirma que o grupo trans tem aprovado.
"Tanto em São Paulo quanto no Rio conversei com minhas amigas das escolas de samba e estou muito feliz com o retorno delas. Elas estão se sentindo representadas", comentou o ator ao site UOL.
+ Aílton Graça fala como é viver uma travesti em "Império"
Porém, nas redes sociais e em grupos específicos de travestis e transexuais no Facebook, o grupo trans aparenta não se sentir representado. Tanto que circula na internet uma arte em que repudia a escolha do ator ao invés de uma atriz que é trans. Ela tem mais de 150 compartilhamentos.
"Rede Globo, qual dia vocês darão empregabilidade às travestis e transexuais atrizes? Ator cis vestido de mulher não nos representa. É a mesma coisa que colocar um ator branco para representar um negro", diz a manifestação.
Natasha Roxy escreveu: "Continuo não gostando e não aceitando um homem cis fazer papel de trans. Aliás, é uma drag montada 24h". Marcelle defende que "um homem vestido de mulher e com atitudes masculinizadas não representa as trans".
Bárbara Aires afirma: "O que nós indagamos é por que não colocam uma atriz trans de verdade? Só no Rio de Janeiro temos a Jane Di Castro, Claudia Celeste, Jade Kar, Bruna Bee, que têm experiência e que seriam brilhantes no papel".
+ Atriz transexual Laverne Cox estampa a capa da Time
Por outro lado, Branca Tadiny admite que não gostou da escolha num primeiro momento, mas que depois passou a gostar da personagem. "Antes, odiei pela característica física. Depois que vi a atuação, amei pela humanidade. Xana me representa, sim".
Na entrevista, Ailton afirma que está fazendo homenagem a diversas amigas e ícones, como Jorge Lafond – a Vera Verão – Madame Satã, a drag RuPaul e a atriz Rogéria. "Mesmo vestido de homem ninguém me chama mais de Aílton, é só Xana e eu respondo", contou.
Vale lembrar que na novela Geração Brasil outro ator homem interpreta uma transexual, Luis Miranda na pele de Dorothy. E que raramente atrizes que são travestis ou transexuais conseguem personagens em um folhetim. A última foi Bruna Bee em uma participação especial nos últimos capítulos de Amor à Vida.
Veja a imagem: