Uma mulher transexual declarou à rede BBC que vai brigar na justiça de Hong Kong pelo direito de se casar com o namorado. Com a identidade não revelada, a transexual já teve um pedido negado pela justiça. A imprensa está chamando o caso de "um marco jurídico".
Segundo a reportagem, se trata de uma jovem trans com idade de 20 anos e que passou pela cirurgia de adequação genital a pelo menos dois anos. A justiça chinesa diz que não autorizou o casamento, pois seria o mesmo que duas pessoas do mesmo sexo se casarem. A jovem revelou que vai levar o pedido à Suprema Corte.
O advogado da trans declarou que o caso revela contradições na constituição chinesa. Já que transexual operou com ajuda estatal. Mas, apesar do governo apoiar as pessoas que desejam "trocar" de sexo, não lhe garante o mesmo direito, como neste caso, que as mulheres têm.
As autoridades oficiais de Hong Kong disseram à imprensa que chamaram especialistas de Londres para ajudar no parecer. Afinal, reconheceram não possuir conhecimentos suficientes para lidar com o caso da jovem transexual que deseja casar.