in

Transexualidade deixa de ser doença mental na França

A transexualidade não será mais classificada como doença na França. A decisão partiu do governo no sábado (16/05). A ministra da Saúde, Roselyne Bachelot, baixou decreto para remover o "transexualismo" da categoria de "desordens psiquiátricas". O ministério da Saúde considera isso um forte sinal enviado a toda comunidade.

A classificação revogada pelo governo aparecia na lista de patologias identificada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais (DSM), da mesma maneira que ocorria com a homossexualidade. Com essa decisão, a França se torna o primeiro país do mundo a remover a identidade trans da lista de doenças mentais.

A Associação para a Homossexualidade e Socialismo (HES) disse em comunicado oficial que a iniciativa do governo é uma "resposta às demandas que a comunidade LGBT tem feito por longo tempo na França". Para o grupo, o ato do governo é muito forte e simbólico, e agora a luta tem de se concentrar na erradicação e em ações concretas contra a violência e a discriminação enfrentadas pelas pessoas trans.

Governo de MG cria ala especial para presos homossexuais

Garoto de 9 anos faz campanha a favor do casamento gay nos EUA