O documentário "Elevado 3.5" está em cartaz em São Paulo. O filme, produzido a partir de um edital promovido pela TV Cultura, analisa a questão do Elevado Costa e Silva, o popular Minhocão, e seu entorno: moradores e estabelecimentos comerciais.
E eis que dentre os depoimentos de habitantes da região, surge a travesti Ana Cláudia Magalhães. Linda e loira em seu apartamento, Ana Cláudia comenta sobre seu dia a dia no bairro.
Ela diz que prefere morar no Centro da cidade do que em bairros como o Morumbi, pois acredita que em regiões luxuosas o preconceito é maior. "Aqui, na rua, as pessoas até olham, mas normal, já estão acostumadas".
De quebra, ela conta sobre sua infância e a descoberta de sua sexualidade. Ana relata que aos dez anos de idade, ela e sua mãe foram fazer terapia em família. Sua mãe descobriu então que o filho era "diferente". E disse: "A partir de agora, você é um veado. Ouça isso de sua mãe, porque é assim que vão te chamar".
E mais. A mãe disse ao menino: "Seja veado, mas seja um senhor veado". Entre lembranças e revelações, Ana Cláudia diz que tem orgulho de sua história.
Por essas e outras, vale conferir o filme, que venceu o prêmio de Melhor Documentário no último festival "É Tudo Verdade". E que, entre outros charmes, mostra um pitoresco filmete em preto-e-branco, rodado em 1969, com o então prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, anunciando o "maravilhoso" projeto do Minhocão, que enfim foi inaugurado em 1970.
Serviço:
Elevado 3.5 (Brasil, 2006-2009)
Direção João Sodré / Maíra Buhler / Paulo Pastorelo
72 minutos
Em cartaz no Espaço Unibanco 5 – Rua Augusta, 1470