in

Três estados norte-americanos aprovam casamento gay; senadora assumida é eleita

Como o A Capa tinha contado, três estados norte-americanos fizeram um referendo sobre a legalização do casamento gay nessa última terça (6). A população local votou contra ou a favor, juntamente com as eleições presidenciais.

Além da vitória de Barack Obama, a comunidade LGBT dos EUA pode comemorar a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo nos estados de Maryland, Maine e Washington.

Após a apuração de 93% das urnas, o casamento gay vencia em Maryland por 52% dos votos, informaram as redes de televisão CNN e NBC. A CNN revelou ainda que, no Maine, o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado por 54% dos eleitores e em Washington, por 52%.

"Durante estas últimas semanas, os cidadãos de Maryland se uniram para afirmar que para um povo livre e diversificado de muitas fés, um povo comprometido com a liberdade religiosa, o caminho para frente é sempre encontrado através de um maior respeito à igualdade de direitos e à dignidade humana de todos", disse o governador de Maryland, Martin OMalley.

Essa é a primeira vez que o casamento gay, que não é reconhecido a nível federal no país, foi aprovado pelo voto popular. Nos outros estados em que a medida já vigora; Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Nova York, Vermont e no distrito de Columbia; o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi autorizado através do processo legislativo e judiciário.

Senado
Outra vitória da comunidade é a eleição de Tammy Baldwin, primeira senadora homossexual assumida dos EUA. A democrata Tammy venceu o republicano Tommy Thomson, ex-governador do estado e ex-secretário de Saúde na Presidência de George W. Bush, e conquistou uma cadeira pelo estado de Wisconsin.


Tammy Baldwin: a assumida do Senado

“Ela é muito dengosa”: Ivete Sangalo conta à “Playboy” se já transou com Xuxa

Quem quer ingresso!? Prefeitura do RJ vai sortear 500 convites para show de Lady Gaga