Nada de ficar em casa no próximo domingo. A previsão do tempo promete sol e calor na maioria das cidades. Com o feriado da Independência os gays querem ferver. Com este climão favorável, nada melhor que unir o útil ao agradável e se divertir em uma parada e manifestar o anseio por respeito. São três as principais paradas do Orgulho GLBT que acontecem no Brasil no próximo domingo 09/09: a de Salvador, Florianópolis e Cabo Frio.
Salvador
A manifestação terá início às 14hs, saindo do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves, com retorno pela Carlos Gomes. A partir do meio-dia estará montado ao lado do Teatro Castro Alves um grande palco com apresentação de shows e discursos de líderes gays do interior da Bahia e do Brasil.
A organização espera a participação de meio milhão de pessoas. O tema deste ano é HOMOFOBIA = RACISMO. A intenção é sensibilizar a população que é o mesmo crime insultar um negro ou um gay, lésbica ou travesti, e pedir aos senadores baianos, Cezar Borges e ACM Filho, para que aprovem no Congresso Nacional o PLC 122/06 que equipara as duas formas de discriminação.
Para o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, "é injusto e anti-constitucional prender alguém que insultou um negro e deixar solto quem fez o mesmo insulto contra um homossexual: direitos humanos são universais, e nós, GLTBs, exigimos ser tratados com igualdade!"
Este ano estão confirmados 12 trios elétricos, tendo como madrinha a cantora Mariene de Castro e como princesa, a transformista e dançarina Leocret.
Cabo Frio
A partir das 13h acontece no Parque de Eventos a 3ª Parada do Orgulho GLBT de Cabo Frio. Haverá apresentação dos DJs Robix (The Week), Fernando Braga (Cine Ideal), Marcelo Rocha (Angel’s Club), Marcelo Ms (Mix Sound) e Robinho Real Mix (Angel’s Club). O evento se estende até às 22h e a festa será comandada pelas drags Leona, Suellen Pinheiro, Monayra Manon e Afeline Feroz. Quem encerra a manifestação será a cantora Nise Palhares.
Com uma estrutura semelhante a do ano passado, a festa contará com praça de alimentação, tendas temáticas, feira cultural e espaço para as Ong’s. O evento acontece com apoio da Prefeitura. A secretaria de Saúde distribuirá preservativos. As Ongs Grupo Iguais e Grupo Cabo Free são responsáveis pela organização.
Florianópolis
A parada também começa as 13h e o ponto de concentração é o Koxixo’s.