in

TV via internet do ABC terá programa semanal voltado ao público GLBT

A UPTV, emissora de TV via Internet do Grande ABCD, passará a transmitir a partir da próxima sexta-feira (04/04), um programa para representar a comunidade gay da região. O “Bee Natural” que será apresentado pelo militante Marcelo Gil, presidente da ONG ABCD’s – Ação Brotar Pela Cidadania e Diversidade Sexual e pelas drags Stefanny’s Stryped e Rafaella Syndell.

O convite de fazer um programa voltado ao público GLBT partiu da própria emissora. Em conversa exclusiva com o site A Capa, Marcelo Gil contou que ele foi entrevistado em alguns programas da TV e a audiência do site foi bastante alta. A partir daí, a ONG e a transmissora levaram dois anos até que o programa pudesse ir ao ar.

A atração será transmitida ao vivo uma vez por semana, sempre de sexta-feira à noite com reprise as segundas. No entanto, Marcelo ressalta que já existem planos para, num futuro próximo, ele passe a ser exibido diariamente. “Isso vai depender bastante do público, da resposta que nós tivermos da audiência”.

A princípio o novo programa terá entrevistas e debates sobre temas como saúde pública, segurança, estado laico, juventude, cultura. A intenção, conta Marcelo, “é mostrar o gay de uma forma mais natural possível. O programa terá muito bom humor. Teremos diversão, mas não de uma forma caricata”.

Uma das primeiras entrevistadas do programa será a vereadora de Santo André, Heleni de Paiva (PT). “A única a atender a comunidade GLBT das sete cidades do grande ABC”, diz Marcelo. Cabe ressaltar que uma parte do programa será destinada a astrologia. Uma cartomante irá tirar cartas de tarô para o público.

Se o programa der certo, já existe projeto para quadros como o “Biba Diária”, que mostrará por exemplo, uma drag montada pegando ônibus e indo trabalhar em um escritório, além de programas de culinária e variedades.

Marcelo fez uma pequena avaliação das dificuldades de trabalhar com o público GLBT do ABC. “É um preconceito institucional muito grande. Tanto do setor público como do privado”. Para o ativista, o trabalho na região é “lento, árduo e constante”. O maior desafio é “fazer os homossexuais compreenderem que eles podem ser cidadãos e que o movimento social cria espaços para que eles possam se assumir”.

Com o intuito de ajudar a levantar fundos para custear o programa, a Ong está fazendo uma rifa, que será sorteada pela Loteria Federal. O primeiro lugar ganha um blazer de couro. O segundo ganha um MP4 e o terceiro ganha um kit da Natura.  Para assinar um número a rifa é necessário entrar em contato com a ABCD’s pelos telefones 7332-8899 e 8567-5530.
 
O programa terá espaço para que os internautas participem, enviando sugestões e emitindo opiniões. A atração será transmitida às sextas-feiras, das 21h30 às 22h30 e terá reprises às segundas, no mesmo horário. Para assistir é só acessar o site da emissora clicando aqui. A identidade visual e a vinheta de abertura foram realizadas pela agênca de publicidade Santo Expedito, que conta com uma área especializada no público GLBT. 

Cauã Reymond será falso gay em próxima novela das oito

Dita Von Teese