A UPTV, emissora de TV via Internet do Grande ABCD, passará a transmitir a partir da próxima sexta-feira (04/04), um programa para representar a comunidade gay da região. O “Bee Natural” que será apresentado pelo militante Marcelo Gil, presidente da ONG ABCD’s – Ação Brotar Pela Cidadania e Diversidade Sexual e pelas drags Stefanny’s Stryped e Rafaella Syndell.
O convite de fazer um programa voltado ao público GLBT partiu da própria emissora. Em conversa exclusiva com o site A Capa, Marcelo Gil contou que ele foi entrevistado em alguns programas da TV e a audiência do site foi bastante alta. A partir daí, a ONG e a transmissora levaram dois anos até que o programa pudesse ir ao ar.
A atração será transmitida ao vivo uma vez por semana, sempre de sexta-feira à noite com reprise as segundas. No entanto, Marcelo ressalta que já existem planos para, num futuro próximo, ele passe a ser exibido diariamente. “Isso vai depender bastante do público, da resposta que nós tivermos da audiência”.
A princípio o novo programa terá entrevistas e debates sobre temas como saúde pública, segurança, estado laico, juventude, cultura. A intenção, conta Marcelo, “é mostrar o gay de uma forma mais natural possível. O programa terá muito bom humor. Teremos diversão, mas não de uma forma caricata”.
Uma das primeiras entrevistadas do programa será a vereadora de Santo André, Heleni de Paiva (PT). “A única a atender a comunidade GLBT das sete cidades do grande ABC”, diz Marcelo. Cabe ressaltar que uma parte do programa será destinada a astrologia. Uma cartomante irá tirar cartas de tarô para o público.
Se o programa der certo, já existe projeto para quadros como o “Biba Diária”, que mostrará por exemplo, uma drag montada pegando ônibus e indo trabalhar em um escritório, além de programas de culinária e variedades.
Marcelo fez uma pequena avaliação das dificuldades de trabalhar com o público GLBT do ABC. “É um preconceito institucional muito grande. Tanto do setor público como do privado”. Para o ativista, o trabalho na região é “lento, árduo e constante”. O maior desafio é “fazer os homossexuais compreenderem que eles podem ser cidadãos e que o movimento social cria espaços para que eles possam se assumir”.
Com o intuito de ajudar a levantar fundos para custear o programa, a Ong está fazendo uma rifa, que será sorteada pela Loteria Federal. O primeiro lugar ganha um blazer de couro. O segundo ganha um MP4 e o terceiro ganha um kit da Natura. Para assinar um número a rifa é necessário entrar em contato com a ABCD’s pelos telefones 7332-8899 e 8567-5530.
O programa terá espaço para que os internautas participem, enviando sugestões e emitindo opiniões. A atração será transmitida às sextas-feiras, das 21h30 às 22h30 e terá reprises às segundas, no mesmo horário. Para assistir é só acessar o site da emissora clicando aqui. A identidade visual e a vinheta de abertura foram realizadas pela agênca de publicidade Santo Expedito, que conta com uma área especializada no público GLBT.