Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

UFRJ promove curso sobre diversidade sexual para educadores

Como lidar com a homofobia nos colégios?  Esta resposta e outras é o que pretende dar um curso promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vira e mexe esta discussão está na rodas de bate papo entre os educadores: qual é o limite de ação dos professores? A questão está no cerne do projeto integrado ao Programa Papo Cabeça, que realiza oficinas com os profissionais de escolas públicas no Estado do Rio Janeiro.

Para Alexandre Bortolini, coordenador do projeto, o principal objetivo não é trazer respostas prontas e sim "sensibilizar os professores, diretores e funcionários para a questão da diversidade sexual dos seus alunos, as violências, as discriminações e as possibilidades de mudança". Alexandre fala também sobre outros intuitos do projeto, "é ajudar desmascarar um suposto ambiente de tolerância, trazendo a tona a realidade e violência presente no cotidiano da escola".

A orientação do curso parte da pedagogia crítica, a partir da realidade concreta dos profissionais para a reflexão, a reconstrução do olhar e a mobilização para a ação transformadora. Serão realizadas oficinas práticas e aulas teóricas, com o intuito de mesclar as experiências concretas dos indivíduos e a realidade escolar trazidas pelos profissionais.

Segundo recente pesquisa feita no Rio de Janeiro pelo grupo Arco-Íris durante a parada gay do município, 40% dos pais não gostaria que seu filho estudasse com colega homossexual. No Rio 15% dos estudantes acreditam a homossexualidade ser uma doença, entre os professores esse percentual sobe para 16%.  Entre os jovens gays cariocas 40% disseram ter sofrido discriminação na escola, a mesma pesquisa ainda apontou o colégio como o terceiro local com maior índice de discriminação por conta da orientação sexual.

Serviço:

Inscrições através do site www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade 
Vagas limitadas
Período do curso: 12 de junho a 30 de setembro
Turma 1: Aulas aos sábados, de 9h às 16h, na Cidade Universitária, Ilha do Fundão
Turma 2: Aulas terças e quintas, de 18h às 21h, no Centro do Rio
Mais informações : telefone (21) 2598-1892 ou pelo e-mail diversidadeppc@me.ufrj.br

Sair da versão mobile