Nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (1) pela ONG GLBT Stonewall mostra que a maioria dos homossexuais britânicos ainda sofre com o preconceito em todas as esferas da sociedade.
Foram entrevistadas 1600 pessoas para a pesquisa que o grupo intitulou “Serves You Right” e que buscou informações em empresas, representações políticas, saúde, educação, polícia, sistema judicial e emissoras de rádio e televisão.
O estudo mostrou que um em cada 5 homossexuais britânicos já sofreu assédio no ambiente de trabalho devido a sua orientação sexual. Entre esses que foram discriminados, 25% foram assediados por seus próprios chefes.
Quanto à educação, 27% dos gays, lésbicas e bissexuais experimentaram algum tipo de assédio na escola. 82% dos entrevistados disseram que têm medo de assumir sua orientação sexual aos colegas.
A pesquisa revelou também que os homossexuais britânicos têm medo da polícia. Mais de 1/3 dos entrevistados acredita que a polícia os ameaçaria por causa de sua homossexualidade. 6 em cada 10 gays, e 50% das lésbicas acreditam que seriam tratados de forma diferente por membros da polícia.
As entrevistas foram realizadas on-line entre os dias 6 e 10 de dezembro de 2007. Para mais informações sobre o trabalho do Stonewall acesse www.stonewall.org.uk.