in

União civil gay é tema de documentário brasileiro que estreia em agosto

A falta de uma legislação específica sobre união civil entre homossexuais inspirou o jornalista Alberto Pereira Junior (foto) a elaborar o projeto do documentário "Eu vos declaro…", que está em fase de pré-produção e que tem previsão de estreia em agosto.

Contemplado com R$ 10 mil num edital promovido pela Secretaria do Estado da Cultura, o documentário pretende acompanhar a rotina de três casais – um gay, um lésbico e um transgênero -, para saber como a falta de uma lei clara sobre a união civil homossexual no Brasil afeta suas vidas.

A ideia surgiu enquanto Pereira Junior cursava pós-graduação em Cinema Documentário na FGV. "Discutíamos os direitos humanos e ficou claro que, embora assegurado pela Constituição e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, nem todos podem constituir família perante a lei", observa o jornalista, que assina a coluna "Zapping" no jornal "Agora".

Na opinião do jornalista, apesar dos recentes avanços conquistados por gays no país, como a possibilidade de incluir o parceiro no Imposto de Renda e participar de técnicas de reprodução assistida, "o Brasil está muito atrasado no que diz respeito aos direitos LGBT". "Recentemente, houve algumas vitórias, mas são muito pontuais. Os políticos não têm interesse em mexer no tema. É polêmico e tira voto. Os direitos civis como casamento, adoção, herança já estão assegurados, teoricamente, desde a última homologação da Constituição, mas criam-se barreiras jurídicas", diz.

No momento, o documentário procura casais interessados em integrar o elenco. Para participar, basta escrever para euvosdeclaro@gmail.com. A seleção segue até meados de fevereiro, quando devem começar as gravações.

Para saber mais sobre o projeto, acesse euvosdeclaro.blogspot.com.

Vera Fischer vai interpretar lésbica no teatro

Cabines do Freedom on Board estão nas últimas unidades; confira line up das festas