in

“Universidade Cornell Lança Curso Inovador sobre Ética da Escuta e Identidades Black-Queer-Feminist”

No semestre da primavera de 2025, a Universidade Cornell, localizada em Nova York, oferecerá um curso inovador intitulado “Ética da Escuta”, que se concentra em identidades “Black-Queer-Feminist”. Este curso tem como objetivo aprofundar a compreensão dos alunos sobre a música, ressaltando como as experiências musicais influenciam os sentimentos e o conhecimento dos estudantes.

A descrição do curso revela que a aula explorará diferentes modos de escuta através de vários gêneros e tradições musicais, tanto do passado quanto do presente. Os alunos serão incentivados a refletir criticamente sobre seus próprios paradigmas de escuta e sobre as suposições que moldam como traduzimos o que ouvimos em sentimentos e conhecimentos, além de considerar as implicações dessas traduções.

O curso, destinado a estudantes de pós-graduação, enfatiza uma “ética de cuidado negra queer” e analisa as dinâmicas de poder associadas à escuta da música. Segundo a descrição, o objetivo é desenvolver uma conscientização crítica sobre o poder e a política envolvidos nas práticas cotidianas de escuta e na escuta como um método etnográfico “científico”. A proposta é reunir textos fundamentais de musicólogos feministas negras, teóricos culturais e etnógrafos para cultivar uma ética de escuta como um trabalho de cuidado.

Victoria Netanus Xaka, professora assistente de música e especialista em semiótica, música e estudos de som, além de estudos e teorias feministas negras, será a responsável por ministrar o curso. A abordagem inclusiva e crítica do curso promete oferecer uma experiência rica e transformadora para os alunos, ampliando a discussão sobre a interseção entre música, identidade e poder no contexto contemporâneo.

“Liberdade de Expressão ou Consequências Extremas? A Polêmica Entre Criadores de Conteúdo Sobre Ações de Dominic Zaca”

“Como a Declaração de Amor de Sabrina Sato a Nicolas Prattes Durante o The Masked Singer Brasil Revela Desafios e Conexões Emocionais”