in

Universidades do Texas Preparam-se para Rever Políticas de Liberdade de Expressão a Pedido do Governador

Apenas uma semana após o Governador Greg Abbott emitir uma ordem executiva para combater o aumento do antissemitismo nos campi universitários do Texas, as instituições de ensino superior da região estão tomando medidas para atender ao pedido. A ordem, que responde a uma série de manifestações pró-Palestina e pró-Israel que ocorreram em diversas universidades texanas nos últimos meses, exige que todas as instituições de ensino superior revisem suas políticas existentes de liberdade de expressão e estabeleçam punições apropriadas para retórica antissemita.

A execução desta ordem surge em um momento particularmente tenso, após o conflito entre Israel e Hamas, com repercussões nos ambientes acadêmicos que têm refletido essas tensões globais. Jornais estudantis da Universidade do Texas em San Antonio e da Texas A&M University-San Antonio cobriram os protestos, com alguns estudantes pedindo que suas universidades emitissem pedidos de cessar-fogo.

O Governador Abbott destacou especificamente dois grupos em sua ordem executiva: o Comitê de Solidariedade à Palestina e os Estudantes pela Justiça na Palestina (SJP), descrevendo a ação como um esforço para conter o que ele considera uma ameaça à liberdade de expressão nos campi.

Os reitores das universidades terão 90 dias a partir da emissão da ordem para revisar e adaptar as políticas, devendo posteriormente apresentar um relatório ao gabinete do governador. Este relatório deverá incluir documentação que comprove as revisões realizadas nas políticas de liberdade de expressão existentes e evidências de sua aplicação efetiva.

Além disso, as instituições deverão incorporar a definição de antissemitismo conforme estabelecido na Seção 448.001 do Código de Governo do Texas, para orientar tanto o pessoal universitário quanto os estudantes sobre o que constitui discurso antissemita.

O impacto dessa ordem já está sendo avaliado pelas universidades da área. Jayme Blaschke, diretor de relações com a mídia na Texas State University, afirmou que a universidade está revisando a ordem executiva do Governador e tomará as medidas necessárias para garantir a conformidade de maneira oportuna. Kristi Wyatt, vice-chanceler associada de comunicações e engajamento, destacou que o Distrito de Faculdades Alamo também está avaliando a ordem para entender seu impacto e como ela será implementada.

Joe Izbrand, chefe de comunicação da UTSA, ressaltou o compromisso da universidade com a promoção da liberdade de expressão e do discurso construtivo no campus, afirmando que a instituição não tolera atos de ódio contra qualquer grupo ou indivíduo e tem a intenção de cumprir plenamente com a ordem executiva em relação ao antissemitismo nos campi universitários.

Disney e Governo da Flórida Chegam a Acordo Sobre Lei de Educação LGBTQ+

Igreja Inclusiva de Cuba Celebra a Diversidade e Promove Mudanças Significativas