in

Universo GLBT

A Fundação Perseu Abramo, em parceria com o Instituto Rosa Luxemburgo, está na reta final da elaboração da pesquisa nacional que tem como tema “Diversidade sexual e homofobia no Brasil: Intolerância e respeito às diferenças sexuais nos espaços público e privado”.

Numa atitude inovadora, o Núcleo de Opinião Pública da Fundação (NOP) está elaborando um questionário, em parceria com organizações e núcleos de estudos voltados para esse segmento, que será aplicado inicialmente para duas mil pessoas da população geral e para 480 pessoas da população GLBT.

Durante a I Conferência Estadual GLBTT de São Paulo, o NOP realizou um encontro para discutir, planejar e coletar sugestões e preocupações dos representantes de entidades que atuam em movimentos contra a discriminação sexual e pela defesa dos direitos da população GLBT. Na ocasião, a equipe organizou ainda a criação de um grupo virtual, que tem funcionado como uma rede de pessoas engajadas no mesmo tema para trocar idéias e informações.

Diante de um contexto social brasileiro onde as estatísticas de crimes contra homossexuais são absurdamente altas e quase nada é feito a respeito, a Fundação decidiu realizar essa pesquisa cujo objetivo é contribuir para a diminuição das violações dos direitos desse segmento da sociedade e facilitar a afirmação das identidades sexuais, ou seja, a pesquisa trará subsídios para ações e políticas públicas voltadas para o combate à discriminação e ao preconceito contra a população GLBT.

A intenção é fechar a pesquisa até o final deste mês e aplicá-la no mês de maio. A divulgação dos resultados acontecerá ainda neste ano, por meio de um livro com análises dos dados e seminários públicos em diferentes capitais brasileiras. A Fundação Perseu Abramo já realizou várias pesquisas de opinião pública, sempre com intuito de contribuir para questões sociais, tais como juventude, mulheres, discriminação racial, idosos, entre outras. Todos os resultados dessas pesquisas podem ser vistos no site da Fundação: www.fpa.org.br.

Separados no nascimento

Fortaleza até já!