Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Uruguai: Casal se prepara para realizar o primeiro casamento gay no país

A medida que permite o casamento entre homossexuais foi aprovada no Uruguai, pela Câmara dos Deputados, no dia 10 de abril. Logo depois, em maio, o presidente José Mujica assinou a aprovação da lei.
 
Agora, o primeiro casal gay a se casar no país se prepara para dar início a uma série de cerimônias que estão por vir. Juntos há 14 anos, Sergio Miranda e Rodrigo Borda assinaram nesta segunda feira os primeiros documentos no Registro Civil uruguaio para oficializar a união. 
 
Os dois pretendem se casar em setembro, mês em que é comemorado a Diversidade Sexual no país.
 
Em entrevista à imprensa local, Miranda afirmou que "é um dia de muita alegria, emoção e responsabilidade" e disse ainda que o Uruguai está dando ao mundo "um sinal de que todos somos iguais, em um momento em que em outros países há leis que oprimem e perseguem os homossexuais". 
 
O parceiro, Rodrigo Borda, também fez questão de ressaltar que, apesar do passo importante, ainda há muito a se fazer pela comunidade LGBT uruguaia, principalmente no que se diz respeito aos transexuais, que ainda sofrem grande preconceito no país.  
 
Sair da versão mobile