Valeu a pena! Momentos de 2014 que surpreenderam e inspiraram bons exemplos
Engana-se quem pensa que site voltado para a comunidade LGBT limita-se em matérias sobre homens descamisados, divas da música e denúncias de ataques homofóbicos e transfóbicos.
Embora não possamos nos esquecer do latente preconceito que assombra a sociedade, também precisamos nos guiar por pessoas e assuntos que nos movem e dão forças para continuar.
Durante os 365 dias, o A CAPA também trouxe matérias que inspiraram muita gente, que deram exemplo de humanidade e que merecem ser relembradas em uma retrospectiva positiva.
Em meio às matérias, pedimos ajuda de alguns militantes para falar sobre as suas matérias preferidas. Confira:
O casal Gil Alessandro e Rogério Souza Sarat passou por um momento de forte emoção em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul. Tudo porque foram surpreendidos por um juiz, que estava no palco de um evento, e que comunicou a autorização da adoção de uma criança.
Uma carta de uma aluna de 9 anos emocionou uma escola norte-americana. Tudo porque ela resolveu escrever ao seu professor de inglês- que havia se revelado gay durante uma atividade contra o bullying- que sente orgulho dele.
Um dos grandes nomes no UFC, Anderson Silva – que volta ao octógono no dia 31 de janeiro – mostrou lutar também contra o preconceito. Em entrevista ao blog norte-americano Fightland, o atleta fez um discurso pró-LGBT.
OPINIÃO –O beijo gay na TV
"Era pra ser um vilão odiado, mas os gestos afetados, o veneno ácido típico “dazamigas de boate”, e a crível curva dramática de sofrimento de um homossexual que não é aceito pelo pai e que o que mais quer é ser amado por ele, fez com que a tal “sociedade que não estava preparada para um beijo entre homens” torcesse e vibrasse quando os lábios do ex-vilão Felix e do bonzinho Nico ternamente se tocaram, e o resto é história. Mais importante que o beijo gay que só veio em 2014 na novela “Amor à Vida” de Walcyr Carrasco, foi ver a sociedade discutindo a temática gay a partir do olhar de que existe amor entre nós, e não só graça, alegria-vazia e trejeitos histriônicos. E a cena final foi antológica". (Valter Vanir, jornalista e crítico de cinema e TV)
Uma conversa pelo celular entre dois amigos britânicos de 13 anos causou a maior comoção na internet. Tudo porque um deles resolve contar pela primeira vez que é gay e o outro, que é hétero, deu um verdadeiro show de amizade e humanidade.
Na véspera de Natal (24), quatro militantes travestis e mulheres transexuais resolveram sair às ruas de São Paulo em prol da solidariedade. Vestidas em clima natalino, elas doaram panetones e refrigerantes para outras trans que estão em situação de rua ou sujeitas à vulnerabilidade social.
No dias de hoje não é preciso ser um grande cineasta ou diretor de novela para contar uma grande história de amor em vídeo. A cada dia mais casais apaixonados tem invadido a web com histórias reais. Conheça algumas:
Neste domingo, 9, o casal Marcos Lemes, de 49, e Paulo Reis do Santos (foto, com óculos), de 53, comemoram o primeiro Dia dos Pais. Depois de uma luta judicial, que exigiu muita paciência e força de vontade, eles são legalmente pais de Wesley, de cinco anos.
OPINIÃO –ONU contra o preconceito
“Em setembro a ONU aprovou uma resolução, liderada pelo nosso país, que introduz de forma definitiva o debate sobre a violência contra a população LGBT na agenda das Nações Unidas, pedindo que a entidade faça uma avaliação a cada dois anos sobre as violações contra LGBT, expondo e denunciando os governos que criminalizam a população LGBT. Para mim, essa decisão é muito importante, ainda mais por ter sido liderada pelo meu país, pois expõe internacionalmente os países que criminalizam a população LGBT. Acredito que contribui para o combate a estas violências”. (Gustavo Don, ativista do movimento LGBT).
Foi durante o sorteio das cobiçadas próteses que ocorreu um dos momentos mais emocionantes da noite. A sorteada foi Taiane Myiake, que é vice-coordenadora da Comissão Municipal da Diversidade Sexual de Santos. Mas durante o discurso, ela mostrou os seios moldados pela hormonização, disse que…
A página do Ministério da Justiça no Facebook foi motivo de comemoração e debate na segunda-feira (9). Tudo porque, no Dia Nacional da Família, foi divulgada uma arte em que é apresentada vários tipos de família, inclusive a homoafetiva.
Um estudo que envolve hormônios e sexualidade publicado no Archives of Sexual Behavior mostra que os seres humanos tiveram várias contribuições em sua evolução com a homossexualidade.
Laverne Cox, atriz transexual que faz parte do elenco da série "Orange Is The New Black", da Netflix, é capa e um dos destaques da revista TIME, que deve chegar as bancas no início da próxima semana.
OPINIÃO – Ato de travestis e transexuais em shopping de SP
“Acompanhei avidamente o ato no Shopping Center 3 (Av. Paulista, SP) pelo direito de travestis e transexuais usarem o banheiro de acordo com o gênero com que se identificam. Era assim que o ano começava, hostil para com TTs, mas também mostrando que não deixaríamos barato. Início duro, quatro mulheres trans sendo expulsas do banheiro feminino em meio a chacotas e ameaças, mas a reação veio junto: mais de cem pessoas tomando os corredores do Shopping, empunhando cartazes, lançando gritos de respeito, trazendo junto a mídia e as redes sociais. Ali foi onde soubemos que já temos perna e peito pra enfrentar essa sociedade transfóbica”. (Amara Moira, estudante e militante LGBT)
Mais um galã heterossexual se mostra aliado à causa LGBT. Desta vez, trata-se de Colin Farrel, 38 anos, que escreveu uma carta aberta ao jornal Sunday World, pedindo para que seja legalizado o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Irlanda.
O professor inglês do ensino médio David Weston foi surpreendido ao receber um e-mail de um ex-aluno hétero o parabenizando pela coragem de ter se revelado gay para todos os funcionários da escola durante um evento. Ele divulgou o e-mail em seu Twitter.
Uma empresa internacional que terá representação no Brasil promete revolucionar as famílias formadas por casais do mesmo sexo. Tudo porque a "Tammuz" – com sede em Israel – promove o sonho de ser pai por meio da barriga de substituição (conhecida como barriga de aluguel).
O Centro Zaki Narchi, abrigo que desde outubro tem uma ala exclusiva para LGBT em São Paulo, tem aumentado as chances de lésbicas, gays, bissexuais e, sobretudo, travestis e mulheres transexuais sujeitos à vulnerabilidade social rearranjarem as suas vidas.
O capítulo de segunda-feira (28) da novela Geração Brasil, da TV Globo, promoveu um discurso emocionante sobre a aceitação das diferenças. E quem fez foi as relações públicas Dorothy, trans interpretada por Luis Miranda.
OPINIÃO – Travesti concorre a cargo de reitora
“Luma Nogueira de Andrade, Doutora em Educação pela UFC- Universidade Federal do Ceará, mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente, é a primeira doutora travesti do Brasil e também a primeira professora universitária travesti. E pode ser a primeira reitora travesti. Acho fundamental que haja representatividade para as travestis brasileiras. E a Luma ao identificar-se como travesti ocupando o cargo esse local de fala, reverte a lógica de que as pessoas que são travestis pertencem ao umbral da marginalidade e prostituição como via única de sobrevivência." (Sofia Favero, estudante de psicologia e criadora da página Travesti Reflexiva).
Tom Daley revelou ser gay em dezembro de 2013. E, ao contrário do receio de muitos atletas que ainda estão no armário, teve um 2014 repleto de conquistas e admirações.
No Brasil, algumas igrejas católicas – sim, não estamos falando das inclusivas – já mostraram estar à frente do Vaticano. Uma delas é a Paróquia Santa Ana, localizada no centro de Itaquera, em São Paulo, e que recebe com afeito seus fieis LGBT. Dentre eles, o ator, publicitário e maquiadorAlbert Roggenbuck.
As norte-americanas Vivian Boyack e Alice "Nonie" Dubes chamaram atenção da mídia internacional ao se casarem em setembro deste ano. E não é porque apenas por se tratar de um casal formado por mulheres. Vivian tem 91 anos e a esposa 90. E mais: estão juntas há pelo menos 70 anos.
Depois de fazer história no The Voice, a cantora drag queen Deena Love aproveita o espírito de Natal para fazer um vídeo em que tenta amolecer o coração de pais e avós de pessoas LGBT.
Em um período de apatias militantes e em que personalidades dizem que "levantar a bandeira gera preconceito", tem que ter muita personalidade, consciência e coragem para ser declaradamente um defensor dos direitos LGBT.
OPINIÃO – Casamento gay no IBGE
“Para mim, este momento foi agora dia 09/12 quando o IBGE, pela primeira vez se interessa de divulgar quantos casamentos de nós LGBT, que foram realizados em 2013. Um grande avanço, pois sabemos que já somos 0,35% de casamentos no Brasil”. (Agripino Magalhães, militante LGBT).
Uau, uma drag militante", se surpreendiam. As palmas de fato são merecidas. E a história é uma boa oportunidade para lembrar as drags brasileiras que estão engajadas na militância, que usam do uniforme glamoroso e da maquiagem colorida para quebrar preconceitos – e que quase nunca são reconhecidas.
Em 2014, Luciana Genro candidatou-se pela primeira vez ao cargo de presidente do Brasil e, mesmo em um partido considerado "nanico", o PSOL, conseguiu fazer história ao dar luz à causa LGBT – formada por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
Quarenta e dois anos depois de ser despedido por ser homossexual, o professor de História Jim Gaylord recebeu um pedido de desculpas da escola Liceu Wilson, em Tacoma, no estado norte-americano de Washington.