in

Vaticano faz pesquisa sobre casamento gay e adoção por casais do mesmo

O Vaticano acaba de iniciar uma pesquisa para saber a opinião de bispos e párocos do mundo todo sobre diversos temas relacionados à sociedade, incluindo o casamento gay e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

O questionário é uma preparação para um sínodo em 2014, que discutirá a reação entre os ensinamentos católicos e a família. Entre as perguntas relacionadas à comunidade gay, está “qual é a atitude das Igrejas locais para o estado como promotor de uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e com as pessoas que as protagonizam?”

Em seguida, o Vaticano questiona: “Que atendimento pastoral se pode dar aos que decidiram viver sob este tipo de uniões?”. Em caso de adoções por parte de casais do mesmo sexo, “o que pode ser feito pastoralmente para transmitir a fé?”, prossegue o questionário.

O conteúdo da pesquisa e de uma carta, escrita pelo arcebispo Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do sínodo, foram divulgados no site da publicação National Catholic Reporter, e foram confirmados pela Santa Sé.

"Preocupações que eram inauditas até alguns anos atrás surgiram hoje como resultado de diversas situações, da prática disseminada da coabitação (…) às uniões entre pessoas do mesmo sexo que, não raramente, são autorizadas a adotarem crianças", diz um trecho do prólogo da pesquisa.

Ainda não se pode afirmar que tal pesquisa mostre, necessariamente, uma mudança na doutrina católica com relação a união entre homossexuais. No entanto, já é uma clara resposta ao posicionamento do papa Francisco, que em setembro afirmou que a Igreja deveria parar com sua obsessão contra o aborto e a homossexualidade. 

 

“Sim, eu sou gay”: Candidato democrata Mike Michaud assume homossexualidade aos 58 anos

Vídeo mostra a reação de crianças ao assistirem um pedido casamento gay; veja!