Um dia antes do Dia Internacional da Mulher foram divulgados os resultados de uma pesquisa inglesa que apresenta dados preocupantes em relação a violência doméstica contra mulheres.
915 pessoas foram entrevistadas e 20% delas acham “aceitável” ou “aceitável em algumas circunstâncias” que um homem dê um soco ou um tapa em sua esposa ou namorada se ela usar roupas sexy ou reveladoras em público. 13% acham aceitável que se agrida a companheira se “achar” que ela está flertando com outro homem.
Mas os dados mais chocantes são as respostas sobre as mulheres que foram estupradas: 47% acham que a mulher deve ser responsabilizada ou parcialmente responsabilizada por ser vítima de estupro se ela trabalha como prostituta. 43% acham que se a mulher estava flertando com o homem antes do ataque ela deveria ser responsabilizada ou parcialmente responsabilizada. O número aumenta para 49% se a mulher não disse “não” claramente para o estuprador.
Uma proporção significante também acredita que a mulher deva ser responsabilizadas se ela estiver bêbada (36%) ou ter usado drogas (42%). Mais de um terço dos entrevistados disse que conheciam pessoalmente pelo menos uma mulher que tenha sido vítima da violência masculina.