Já pode preparar a pipoca. Começa no próximo dia 19/10, quinta-feira, a 31º edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Ao todo, serão exibidos 400 filmes, entre longas, documentários e curtas, de diversos países, sobre os mais variados temas, entre elas a temática gay. Este ano, serão oito filmes. Veja lista abaixo e prepara-se para um dos programas mais gostosos do cinéfilos de plantão:
Love Songs (Les Chansons d’Amour). Direção: Christophe Honoré. França. 95 min. Disponível em DVD – em francês, sem legenda
Um musical passado nas ruas de Paris, um jovem triângulo amoroso, um amor hetero que, pela força do destino, vira um amor gay. Um dos filmes mais tocantes da competição do festival de Cannes deste ano tem no elenco Louis Garrel (de “Os Sonhadores” e “Amantes Constantes”) e Ludivine Sagnier (Oito Mulheres, “Swimming Pool – À Beira da Piscina”).
Before I Forget (Avant Que J’oublie). Direção: Jacques Nolot. França. 108 min. Disponível em DVD – legenda em inglês
Pierre, 58 anos, prisioneiro do passado, tem cada vez mais problemas em lidar com a solidão, o tempo, o mundo exterior. Ele toma antidepressivos e não sai de casa, o único lugar onde se sente um pouco melhor, à espera de uma inspiração, pois não consegue mais escrever. Um dia, Pierre combina de almoçar com um amigo que conhece há mais de 30 anos – um amigo que já foi pra ele um pai, uma mãe, até um banco -, mas o amigo não aparece.
Pierre enfrenta a polícia, a família e a doença sozinho diante de si mesmo, mas vai dar a volta por cima com humor e distanciamento. No escritório do seu advogado, ele cruza com um amigo de bar, e eles falam da juventude. Com a ajuda de seu psicólogo, Pierre reencontra a inspiração. Com a ajuda de um gigolô, ele irá até o fim de suas fantasias.
The Doorman. Direção: Wayne Price. EUA. 80 min. Documentário. Disponível em DVD – em inglês, sem legenda.
Uma equipe de filmagem resolve preparar um guia antenado da vida noturna de Nova York, inspirado por um encontro casual, durante a Semana de Moda, com o mais poderoso doorman de clube noturno, Trevor W. Trevor. Ele estrelará o documentário e sua idéia é mostrar aos cineastas (e para todos que o conhecem e o amam) o sério negócio que significa ocupar tão desejada posição de poder.
Sua vida será filmada não só enquanto trabalha no clube, mas também durante suas viagens jet-set pelo país para eventos privados, e também em sua vida pessoal, cuja rotina inclui selecionar o figurino da última moda com a ajuda de um “comprador-assistente”, aulas de ioga e visitas à avó adotiva para um brunch de domingo.
Com o desenvolvimento das filmagens, a equipe passa a suspeitar de que a estrela talvez não tenha todo esse poder que afirma ter. Uma investigação revela que ele perdeu de fato seu emprego. Todos estão cientes do fato – exceto Trevor. Tateando com leveza assunto tão delicado, a equipe é obrigada a lidar com o gradual desaparecimento de Trevor e a aparição de um doorman rival que pretende roubar a cena, antes de Trevor ser confrontado com uma dose de realidade.
Agora Trevor terá de procurar um novo emprego – uma ocupação que seja do seu nível, que o faça feliz. Mas que ocupação estará ao nível de um homem acostumado a estar no topo? O filme conta com aparições de celebridades como o cineasta Peter Bogdanovich e o ator Justin Kirk.
XXY. Direção: Lucia Puenzo. Argentina, Espanha. 91 min. Não-disponível.
Alex é um adolescente de 15 anos com um terrível segredo. Logo após o seu nascimento, seus pais decidem deixar Buenos Aires para se instalar em uma casa de madeira isolada nas dunas à beira da praia no Uruguai. Um casal de amigos de Buenos Aires vem fazer uma visita com seu filho Álvaro, de 16 anos.
O pai de Álvaro é um cirurgião plástico que aceitou o convite por causa de sua preocupação médica conm Alex. A atração inevitável entre os adolescentes leva-os a enfrentar seus piores medos… Rumores se espalham pela cidade. Alex começa a ser olhada como se fosse uma aberração. A fascinação das pessoas por ela pode ser perigosa.
A Outra Margem. Direção: Luis Filipe Rocha. Portugal, Brasil. 106 min Disponível em DVD
Um travesti que perdeu o gosto pela vida é confrontado com a alegria de viver de um adolescente com Síndrome de Down.
Fashion Victims. Direção: Ingo Rasper. Alemanha. 103 min. Disponível em DVD – legendas em inglês.
Wolfgang Zenker, um vendedor de meia-idade de roupas para senhoras está em um terrível dilema: seu pior rival está ameaçando roubar suas melhores clientes e ele perdeu sua licença para dirigir. Desesperado de ser passado para atrás por seu jovem inimigo, ele cancela as férias do filho e o emprega como chofer do rival. As coisas vão de mal a pior: o banco está atrás dele, o cobrador o encontra, sua esposa o deixa e seu filho anuncia que e gay e está apaixonado pelo rival de seu pai…
Onde Andará Dulce Veiga? Direção: Guilherme de Almeida Prado. Brasil, Chile. 135 min. Disponível em DVD.
Nos anos 80, um jornalista e escritor decide descobrir o paradeiro de Dulce Veiga, atriz e cantora que desapareceu misteriosamente duas décadas antes. O que ele não sabe é o quanto terá que descobrir sobre si mesmo antes de encontrá-la. Nesta busca, ele atravessa o Brasil, do Rio de Janeiro à Floresta Amazônica, e torna-se cada vez mais obcecado pela personalidade intrigante da filha de Dulce, uma famosa roqueira lésbica. O diretor Guilherme de Almeida Prado adapta o romance homônimo de Caio Fernando Abreu.
Shelter (Riparo). Direção: Marco Simon Puccioni. Itália, França. 98 min. Disponível em DVD – legenda em inglês.
Anna e Mara retornam de uma viagem e descobrem que Anis, um jovem imigrante marroquino, se escondeu em seu carro para atravessar a fronteira da Itália. A princípio sem saber o que fazer, elas decidem leva-lo com elas. Gradualmente Anis se estabelece na vida do casal e, por um breve momento, os três cuidam um do outro em uma relação incomum e emocionalmente intrincada.
Mas esse equilíbrio precário tem vida curta: Anis perde seu emprego e é rejeitado por Mara, por quem ele se apaixonou perdidamente, e Anna tem de presenciar seu arranjo doméstico idílico desmoronar.