Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Virada Cultural 2011: Confira os destaques LGBT desta edição do evento

A Virada Cultural, realizada pela Prefeitura de São Paulo, chega em 2011 a sua 7ª edição. Como acontece tradicionalmente, o evento vem recheado de atrações interessantes, muitas delas ligadas ao universo LGBT.

Nesse sentido, o grande destaque deste ano é Marina Lima. Aos 55 anos, a veterana cantora e compositora carioca surgirá à 1h da manhã de domingo, no Palco Arouche, no Largo do Arouche. Marina deve entoar canções mais recentes, mas certamente relembrará seus clássicos, como "Fulgás", "Eu Te Amo Você", "Pessoa" e "Pra Começar", entre outros.

Antes de Marina, sobe ao palco às 23h o ídolo pop dos 80, Ritchie. O músico inglês vai brindar o público com seus hits "Menina Veneno" e "Casanova", entre outros.

O Palco Júlio Prestes, por sua vez, aposta no rock. Rita Lee abre os trabalhos ali, às 18h de sábado. A Rainha do Rock vai disparar seus inúmeros hits clássicos como "Ovelha Negra", "Lança Perfume" e "Saúde". Às 16h de domingo, Evandro Mesquita e sua banda Blitz reacendem a new wave brasileira. E fechando o palco, às 18h, outra banda oriunda da new wave e do rock brasileiro dos 80: RPM, devidamente liderada por Paulo Ricardo.

Passeando por ritmos menos roqueiros, vale conferir o technobrega de Gaby Amarantos, do Pará, às 6h da manhã de domingo no Palco Barão de Limeira. No Palco República, às 16h de domingo, a sambista assumida Martnália faz seu show. E no Palco XV de Novembro, às 14h de domingo, a cantora Maria Alcina se junta ao ídolo pop gay Edy Star, e os dois cantam a obra de Assis Valente – compositor gay, que se suicidou em 1958, autor de pérolas como a natalina "Boas Festas (Anoiteceu)".

Para os amantes do eletrônico, diversas pistas darão conta do recado. Entre elas, a Pista Largo São Francisco, que conta com os DJs Patife, Renato Ratier e Renato Cohen, entre outros. Na Pista Ladeira da Memória, destaque para o DJ Renato Lopes, e na Pista Major Sertório Mauro Borges toca às 2h de domingo.

Quem optar pelo cinema, pode se jogar no Cine Dom José, que fará uma retrospectiva do chamado Cinema Catástrofe, que dominou Hollywood nos anos 70. Entre outros, serão exibidos clássicos como "O Destino do Poseidon" (72) e "Inferno na Torre" (74).

O Palácio do Cinema abre suas duas salas, cada uma com um tema. Na Sala 1, Cinema Para Ver e Dançar exibe grandes musicais, como "Um Dia em Nova York" (49), "Cabaret" (72), "Jesus Cristo Superstar" (73) e "Hair" (79), e alguns exemplares gays, como "Hedwig" (2000) e "The Big Gay Musical" (2009).

Na Sala 2, o tema é Divas na Telona, com filmes como o brasileiro "As Sete Vampiras" (85), "Pink Flamingos" (72, estrelado pela travesti Divine), "Dreamgirls" (06, com Beyoncé), e "Evita" (96, estrelado por Madonna).

Enfim, tem para todos os paladares. Confira a imensa programação completa no site do evento.

Sair da versão mobile