Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Você sabe do que estou falando?

A Galeria Vermelho, em São Paulo, apresenta, de 3 a 11 de outubro, “É claro que você sabe do que estou falando?”, exposição coletiva com curadoria de Luisa Duarte, que conta com obras de Amilcar Packer, Cadu, Carla Zaccagnini, CINEMATA (Cinthia Marcelle e Tiago MM), Fabio Morais, Keila Alaver, Gisela Motta e Leandro Lima, Leya Mira Brander, Lia Chaia, Marcelo Cidade, Marilá Dardot, Matheus Rocha Pitta, Maurício Ianês, Nicolás Robbio, Rafael Assef, Virgínia de Medeiros e Wagner Morales. Para a abertura da exposição, os curadores Suzy Capó (Festival Mix Brasil) e Jürgen Brünning (Pornfilmfestival Berlin), criaram o programa “Open Call”, composto por filmes e vídeos que serão projetados sobre a fachada da galeria.

“É claro que você sabe do que estou falando?” é o resultado das pesquisas de 17 artistas, selecionados pela curadora Luisa Duarte e pelo diretor da Vermelho Eduardo Brandão, acerca do tema sexo. Segundo Duarte, a vontade de abordar tal questão surgiu a partir da constatação da ausência do tema na arte atual, e pode ser resumida na seguinte pergunta: como se dá a representação do sexo na produção de jovens artistas brasileiros hoje? Com a intenção de alinhavar trocas, formas de ver, escutar e dizer, foi proposto aos artistas a leitura de textos de Georges Bataille, Octavio Paz, Sigmund Freud, Severo Sarduy, entre outros.

O sexo, seus desdobramentos e categorizações foi um tema altamente discutido e estudado em várias áreas do conhecimento, no século 20. No campo da arte, de Duchamp aos surrealistas, passando pela produção poética e literária, o erotismo foi também o centro das atenções. A partir dos anos 1960, tem início a chamada revolução sexual. A introdução dos anticoncepcionais promove uma mudança radical nos padrões de comportamento, revisto nos anos 1980 com a chegada da Aids.

Destaques da exposição são os vídeos sobre um rapaz que recebe um jato de sêmen no rosto e uma menina que simula sexo oral com um bloco de margarina, obras dos artistas Maurício Ianês e Marcelo Cidade, respectivamente.

Já Lia Chaia traz pequenos espelhos dispostos no formato de uma vagina e multiplicados sobre um fundo vermelho, resultado de um estudo sobre os “puteiros” da rua Augusta, obra que a artista apelidou de vaginas “geométricas”.

Serviço:
Exposição “É Claro que Você Sabe do que Estou Falando?”
De 4 a 11 de outubro
Galeria Vermelho – Rua Minas Gerais, 350 – São Paulo – SP – Tel.: (11) 3138-1520 / info@galeriavermelho.com.br.

Sair da versão mobile