Uma nota curiosa envolvendo a história brinquedos está gerando o maior comentário nas redes sociais e questionando as reais evoluções sobre os direitos dos LGBT. Tudo porque em 1977 – sim, na década de 70! – foi lançado o primeiro boneco assumidamente gay do mundo, o Gay Bob.
+ Em nova "moda", homens postam foto com o pênis para trás
O brinquedo – que ainda hoje causaria a maior polêmica, caso uma versão semelhante entrasse nas prateleiras – foi idealizado pelo executivo Harvey Rosenberg, que se inspirou nos atores Robert Redoford e Paul Newman, e lançado nos Estados Unidos.
Além de ter uma mensagem contra a homofobia – e nesta época nem se utilizava esta expressão – ele era altamente fashion. Tinha brinco, bolsa e vinha com um armário de roupas para entrar e sair quando quiser. Outro fato curioso é que ele tinha, sim, genitália anatomicamente correta.
No texto, Gay Bob dizia: "Olá meninos, meninas e adultos. Sou o Gay Bob, o primeiro boneco gay do mundo. Aposto que você está imaginando porque vim dentro de um armário. 'Sair do armário é uma expressão que significa que você aceita a verdade sobre si mesmo, e não tem vergonha do que é".
+ Madonna e Ricky Martin babam por dois homens das redes sociais; um é brasileiro
Outra fala era: "Pessoas gays não são diferentes das outras… se todo mundo saísse de seus armários não haveria tanta gente frustrada, com raiva e assustada. Pessoas que não tem medo do que elas são são mais amáveis, gentis e compreensivas."
Sem lançamento no Brasil, o boneco é considerado uma relíquia por quem sabe do histórico transgressor. Mas pode ser encontrado no e-bay por R$311.
Veja fotos: