in

“Vote contra a homofobia” é o tema da Parada Gay de São Paulo 2010

"Vote contra a homofobia! Defenda a cidadania" foi escolhido como tema da Parada Gay de São Paulo para o ano de 2010. Após duas horas de discussão chegou-se a um consenso que, por conta das eleições do ano que vem, a questão do voto deveria estar no centro do tema.

A reunião, que era aberta ao público, teve inicio por volta das 20h no Hotel San Michel no Largo do Arouche, centro histórico de São Paulo e reuniu cerca de dez pessoas. O assessor de imprensa da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, Leandro Rodrigues, iniciou o encontro relembrando os temas que haviam sido debatidos no debate anterior. Em sua fala Rodrigues deixou claro que o tema da parada deveria girar em torno das eleições. "As leis dependem de quem a gente elege", disse.

Manoel Zanini, tesoureiro da Associação da Parada, disse que era importante pensarem como o tema chegará à mídia e à população. Na sequência, o ativista Julian Rodrigues, do grupo Corsa, polemizou e disse que ainda era muito cedo para se escolher o tema e que este deveria ser tirado em março, pois, escolhido agora poderia chegar "frio" até a realização da manifestação.

A partir daí boa parte da reunião girou em torno da questão de se tirar o tema em 2009 ou em março de 2010. "Se começarmos a trabalhar o tema agora ele não some até o ano que vem e assim podemos criar uma campanha forte", disse Alexandre Santos, presidente da APOGLBT.

Assim, foram apresentadas algumas sugestões de temas. Entre eles: "O voto contra a homofobia não é só nas urnas", "Educando para a cidadania", "Seu voto constrói nossos direitos", "Conquiste cidadania, vote contra a homofobia", "Nosso voto quer respeito, nossa luta é por direitos".

A partir das sugestões as pessoas presentes decidiram que o tema seria em torno do voto e da cidadania. "Se o gay desconhece o seu direito, ele desconhece cidadania, portanto, uma chamada que fale do voto e da cidadania irá despertar curiosidade no cidadão", analisou Cléo Dumas, assessora jurídica da Associação da Parada gay de São Paulo.

As 21h30 os presentes chegaram a um acordo e decidiram pelo tema "Vote contra a Homofobia! Defenda a Cidadania" para nortear toda a campanha da Parada Gay de São Paulo do ano que vem. 

Filme tailandês “Antes do verão chegar” retrata de forma delicada os desencontros do amor

Spencer Tunick quer gays e lésbicas nus para instalação fotográfica