in

Xô gordura!

Estamos no inverno, estação em que é comum sentir aumento do apetite e grande vontade de consumir alimentos mais calóricos. Isso porque, com esse friozinho, o nosso organismo necessita de mais energia a fim de suprir o que está sendo gasto para manter a temperatura corpórea normal. No entanto, é importante ressaltar que essa necessidade energética aumentada existe, mas ainda não há uma quantidade determinada.

Alguns alimentos acabam tornando-se mais atrativos como massas, pães, queijos e chocolates, ao mesmo tempo em que o consumo de vegetais e líquidos são diminuídos.

Com tantas tentações ao nosso redor, parece difícil evitar o excesso de calorias e manter a boa forma. O abdômen, então, torna-se alvo de preocupação, pois ninguém gosta de olhar-se no espelho e deparar-se com a famosa barriguinha, que quando aumentada, sem dúvida incomoda.

Muitos estudos mostram que o acúmulo de tecido adiposo (células gordurosas) na região abdominal é fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, dislipidemias (aumento na concentração de lipídeos no sangue, principalmente colesterol e triglicerídeos) e diabetes mellitus. Portanto, a preocupação não deve surgir apenas por uma questão de estética, mas principalmente por questões de saúde.

Sabe-se que uma alimentação saudável, variada e equilibrada aliada à prática de atividade física pode modificar, de forma favorável, os compartimentos corporais, controlando para que não ocorra o indesejável acúmulo de gordura.

Mas afinal, é possível ter esse controle sem as privações impostas pelas dietas radicais? Sim! E tenha certeza de que é mesmo!

É verdade que o consumo de carboidratos, gorduras e doces em excesso colaboram decisivamente para o aumento do tecido adiposo e para o desenvolvimento de doenças, mas alguns cuidados, como adaptar as preparações consumidas no inverno, podem ser importantes aliados na manutenção da “barriguinha saudável”:

– Abuse do consumo de sopas preparadas com vegetais (verduras e legumes) e grãos (ervilhas, lentilhas, grão de bico, por exemplo) – dessa forma você mantém seu corpo aquecido e garante ao organismo o fornecimento de vitaminas e minerais importantes;

– Acrescente às sopas carnes magras, ou ainda, utilize o queijo branco como acompanhamento, o que ajuda a aumentar o valor nutritivo dessa gostosa preparação;

– O chocolate quente pode ser preparado com leite desnatado e achocolatado light – fica gostoso e contém menor quantidade de calorias;

– Para quem gosta de founde preparado a base de queijos, não é preciso ficar só na vontade – tente substituir alguns ingredientes, como o leite integral por desnatado, o queijo amarelo pelo branco ou light, além dos pães usados como acompanhamento, que podem ser substituídos por pães integrais e até mesmo legumes, contribuindo para a redução do valor calórico;

– Ao consumir massas, evite os molhos mais calóricos, como os brancos e de queijo, dando preferência ao molho vermelho e até variações com vegetais, como brócolis e cenoura;

– Não esqueça de garantir o consumo de líquidos – os chás são ótimas opções, além de aumentarem a temperatura corpórea.

Lembre-se, não existem milagres para garantir a boa forma, mas pequenos cuidados na seleção dos alimentos e na escolha das preparações a serem consumidas diariamente são passos importantes para quem busca melhor qualidade de vida.

* Beatriz Lopes é nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo. Contato: orientacaonutricional@yahoo.com.br.

EUA: Psiquiatra perde registro profissional após assediar lésbica

Lançamento Super Dyke