in

LGBT 在 SP 议院投票反对“宗教”压力

"Eles vão levar uma santa para dentro da Câmara. É isso mesmo que vai ocorrer em um estado laico? Isso é aqui é uma Câmara de Vereadores, não é uma igreja", diz a ativista transexual 雷娜塔庇隆 na tarde desta terça-feira (11), em frente da Câmara dos Vereados, na região Central de São Paulo.

Lá, ocorreu a votação do Plano Municipal de Educação (PME), que pretende discutir "gênero" e ações de combate ao preconceito movido por questões de gênero (como a homofobia, machismo, transfobia…) nas escolas nos próximos 10 anos. 

+ Casal gay troca beijos nas ruas de Portugal e reações surpreendem

Renata se referia ao grande número de religiosos do Movimento Cristão, que aguardava com cartazes e caixas de som para pressionar que a discussão não ocorra. Para eles, falar sobre as questões de gênero (e consequentemente sobre as pessoas trans e o machismo) é promover a "ideologia de gênero" e ir contra aos "valores da família tradicional". Eles rezaram o Pai Nosso durante vários momentos. 

A comunidade LGBT, feministas e outros movimentos também estavam em peso desde as 10h da manhã. Dentre eles, Laerte Coutinho, Myriam Queiroz, Leo Moreira Sá, Bill Santos, Marcia Rocha, Luís Arruda, Anne Clemente, Luiza Coppieters dentre outros. Faixas como "Respeito se Aprende na Escola, preciso de gênero no PME", "Não adianta a escola formar médicos, engenheiros e advogados, se eles vão colocar fogo em índio, bater em gays, e vão continuar agredindo as suas mulheres" foram levantadas.

对于那些不知道的人来说,这个讨论性别和性取向的计划已经制定了七年——包括研讨会、辩论和公开听证会。这一进程在 2010 年 XNUMX 月举行的圣保罗市教育会议上达到了顶峰,当时确定并批准了该计划的基础。然而,在财务委员会的投票过程中,宗教团体要求排除该计划的条款。

Ambos os grupos entraram na Câmara – 80 de cada – e se dividiram nas cadeiras. Vaias e aplausos de vereadores a favor e contra à discussão foram constantes. Os militantes defendiam a discussão da igualdade de gênero no PME e ações com a finalidade de acabar com o machismo, a homofobia e a transfobia nestes espaços e, consequentemente, na sociedade. Já os religiosos querem que tudo permaneça como está, sem se atentar ao sofrimento da comunidade LGBT e de mulheres.

O projeto prevê uma série de metas para a educação do município para a inclusão da discussão da igualdade de gênero e o combate ao preconceito. Mas o trecho foi retirado da discussão nas últimas reuniões, com a aprovação de religiosos fundamentalistas e LGBT.

DISCURSO CONTRA E A FAVOR

O coordenador da Missão Belém, padre João Pedro Carraro 使用“性别意识形态”一词来对抗讨论。 “这个词定义了一种文化投射,在此基础上每个人都能感受到某种方式。他们不能称自己为男人或女人,因为对他们来说这些都是过时的术语。所以,早上 8 点,他可能会认为,就像一个男人,早上十点,像女人一样好,中午,和动物在一起也很好。”神父说。

已经 玛塔·多明格斯, secretária de Políticas para as Mulheres do PT de São Paulo, questionou o discurso do padre. "Educação de gênero é para levar à compreensão de que os homens e as mulheres são formados também pela sociedade. E pela educação. O que vivemos é um processo de formação que ainda termina em homens violentos e mulheres submissas. Homens preparados para a vida pública e mulheres para as tarefas do lar". Ela defende que o objetivo é "garantir de que todos os alunos, sem exceção, poderão estar na escola e ser respeitados. E também que os professores recebam formação e materiais para orientar essa discussão na sala de aula. Hoje a maior parte dos professores não sabe a diferença entre orientação sexual e identidade de gênero".

 

新爆款来啦!雪儿表示她将与“Believe”制作人再次录制

黑钻石:道格拉斯·塔瓦雷斯 (Douglas Tavares) 成为新万人迷,将为 Globo 的肥皂剧增添趣味