A Democrata Social Corine Mauch foi eleita no domingo (29/03) prefeita da cidade de Zurique (Suíça) com 11 mil votos a mais em relação a sua oponente, a Liberal Kathrin Martelli. A vitória foi um marco, uma vez que, durante a campanha, Martelli usou a sexualidade de Mauch para que os eleitores não votassem nela. A nova prefeita vive há anos com sua parceira e é lésbica assumida.
Entusiasmados com a vitória da candidata lésbica, os organizadores da Euro Pride – a Parada Gay europeia -, que será realizada em 6 de junho em Zurique, já dão como certo um discurso da nova prefeita na abertura do evento.
Zurique passa a figurar entre as cidades com representantes homossexuais assumidos, como é o caso de Paris, Berlim e Hamburgo, com a diferença de que Corine Mauch é a única lésbica. Corine toma posse em abril. Para os analistas políticos de Zurique, ela conta com o apoio da comunidade gay local que é “grande e forte”.
Corine é a segunda lésbica a assumir um cargo de poder de destaque no mundo em 2009. No começo do ano, a Islândia anunciou para o cargo de primeira ministra Johanna Sigurdardottir, parlamentar e ex-aeromoça.