in

Oportunidade para Renegociar Dívidas do Fies com até 99% de Desconto

A partir desta terça-feira, dia 7 de abril de 2024, cerca de 1,2 milhão de estudantes e ex-estudantes que estão inadimplentes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão a chance de renegociar suas dívidas com descontos que podem chegar a 99%. A medida, anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana, foi formalizada por uma resolução publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União na segunda-feira, dia 6.

A renegociação poderá ser feita exclusivamente através do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, instituições responsáveis pela administração do Fies. Os interessados devem dirigir-se à agência bancária onde o financiamento foi contratado para obter mais informações e iniciar o processo de renegociação.

O programa não é exclusivo para devedores. Qualquer beneficiário do Fies, inclusive aqueles que estão com os pagamentos em dia, pode procurar os bancos para negociar novas condições vantajosas de pagamento. Contudo, os maiores descontos são destinados aos estudantes que firmaram contrato até o final de 2017 e que estavam com pagamentos atrasados até 30 de junho deste ano.

Os benefícios são divididos em três categorias, dependendo da situação do devedor:

  1. Débitos com mais de 90 dias de atraso até 30 de junho de 2023 podem ter encargos completamente anulados, além de desconto de 12% no saldo devedor para pagamentos à vista, ou a possibilidade de parcelar o valor em até 150 meses.
  2. Estudantes com mais de 360 dias de dívida, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou que foram beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021, poderão ter até 99% do saldo devedor abatido, com a possibilidade de quitar a dívida em até 15 parcelas mensais.
  3. Para os que possuem dívidas com mais de 360 dias de atraso e que não estão inscritos no CadÚnico ou como beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, o desconto pode ser de até 77% do total devido, também com a opção de liquidar o saldo em até 15 prestações.

Esta iniciativa do governo visa facilitar a vida financeira dos estudantes e ex-estudantes, permitindo que mais brasileiros possam regularizar sua situação e evitar maiores complicações econômicas e legais no futuro.

Seminário no MPPE destaca direitos e inclusão de mulheres trans e travestis

Prorrogação das Inscrições para o Edital LGBT+ Orgulho Anuncia Novas Oportunidades de Fomento à Diversidade