in

Jovem morre em SP após defender irmã transexual de ataque em praça pública

Mais um crime motivado por preconceito e intolerância à diversidade sexual para as estatísticas do Brasil neste ano. Um jovem de 24 anos, morador do Jardim São Luís, na Zona Sul de São Paulo, foi assassinado após defender sua irmã, que é transexual, de um ataque de transfobia.

Leia também: Pai mata filho de 14 anos ao descobrir que adolescente era gay

Lorena Vicente estava sentada em uma praça pública, aproveitando o wi-fi grátis do local, quando o acusado de cometer o crime, Luiz Carlos Mariano, de 18 anos, começou a implicar, pejorativamente, com sua identidade de gênero.

Incomodado, Petherson Roberto dos Santos, de 24 anos, saiu em defesa da irmã, que estava sendo ameaçada de agressão por Luiz Carlos. "Ele ameaçou jogar a bicicleta em cima de mim e o meu irmão foi cobrar. Falar para ele respeitar, né? Só que aí ele veio, já começaram a discutir e entraram em luta corporal", disse a jovem em depoimento à polícia.

Petherson Roberto dos Santos, 24 anos

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Luís Roberto Hellmeister, o crime pode ter sido motivado por preconceito, uma vez que, inicialmente, a vitima era uma mulher trans que estava sendo ameaçada por um homem hétero.

"Ele (o assassino) é procurado como autor, tem testemunhas oculares, o amigo dele que estava junto com ele tentou evitar o crime, mas não conseguiu. Eu acredito que a motivação, num primeiro momento, seria de preconceito pela 'opção sexual' do irmão (?) da vítima", disse o delegado.

O caso foi registrado como homicídio qualificado e está sendo investigado pelo 92º Distrito Policial do Parque Santo Antônio.

Pai mata filho de 14 anos ao descobrir que adolescente era gay

Fotógrafo alemão faz ensaio com grupo de amigos pelados em uma floresta; veja