in

Lucy & The Popsonics

Eles nasceram e moram no Distrito Federal e apesar de terem começado em novembro de 2005, já fizeram turnê em Portugal e participaram do festival de música Planeta Terra, aqui em São Paulo.

Fer Pops (baixo e voz) e Pil Popsonic (guitarra e sinths), também conhecido como Pil, formam a banda Lucy & The Popsonics, que já é considerada pelos críticos de música o novo hype jovem de Brasília.

A dupla define o próprio som que faz como electro-college-punk, que é uma mistura de guitarra, efeitos eletrônicos feitos no computador, samplers e bateria eletrônica. As influências vão desde B-52, Devo, Kraftwerk, David Bowie, Fred Schneider, até Vive La Fête e Bjork.

No início do ano que vem (daqui a pouco!) a banda parte para uma turnê internacional. Antes disso, a vocalista Fernanda Maia concedeu uma entrevista exclusiva ao Dykerama.com para contar detalhes sobre a banda. Confira!

Dykerama – Como começou a banda?

Fer Pops – O Pil queria voltar a tocar, mas queria fazer isso comigo. Eu não me interessava em entrar em mais uma banda. Eu já tinha aposentado meu baixo há pelo menos uns 4 anos. Ele me convenceu com a proposta de sermos apenas dois e fazer algo por pura diversão e no nosso tempo livre. Essa era a formação perfeita, pois temos os mesmos gostos e nosso tempo sempre foi um aspecto complicador. Gravamos algumas músicas e guardamos em uma gaveta por um tempo.

Um dia, entregaram para o Pil um flyer de um festival que iria ter na cidade e estava selecionando novas bandas para a gravação de uma coletânea e alguns shows que ocorreriam em várias edições. Fomos selecionados e com isso gravamos dois singles: “coração empacotado” e “estetoscópio”. Eles foram fundamentais para conseguirmos tocar em vários festivais pelo país e fazer alguns showzinhos a mais, além de encontrarmos um ambiente já propício para a gravação do disco.

Dykerama – Desde quando existe a Lucy & The Popsonics?

Fer Pops – A banda existe oficialmente desde novembro de 2005, quando demos o nascimento ao nosso primeiro show de verdade. Antes disso, só tinhamos algumas gravações guardadas na gaveta.

Dykerama – De onde surgiu o nome?

Fer Pops – Queríamos um nome que combinasse com a gente e soasse bem. O Pil queria Lucy para o nome da banda e eu queria um nome grande. Ele aceitou e fizemos, por telefone, um brainstorming que resultou em duas palavras: pop e sonic. Juntamos e colocamos no plural porque soava melhor. Ficamos muito felizes ao criar este nome!

Dykerama – Como vocês definem o estilo musical da banda?

Fer Pops – Chamamos de electro-college-punk, mas algumas pessoas nos colocam na categoria do eletro-rock. Na verdade, isso não importa muito para a gente. Tentamos fazer algo que gostamos de escutar.

Dykerama – Quais são as influências?

Fer Pops- A questão é que não nos influenciamos apenas pelas bandas que utilizamos como referência, como B-52´s, The Kills, Stereo Total, Kraftwerk, Devo, david Bowie, Vive La Fête. Somos bastante influenciados por tudo que é relacionado ao mundo da arte pop também.

Dykerama – Vocês encontraram muita dificuldade na cena musical de Brasília?

Fer Pops – Não encontramos muita dificuldade no começo não. Na verdade, foi tudo muito rápido. Nós aparecemos e fomos logo aceitos por muita gente e bastante apoiados. Fizemos todos os principais festivais locais do primeiro semestre em questão de 4 meses e com menos de 6 meses fomos tocar em um dos principais festivais de Goiânia e tocamos no maior de Brasília.

O que acontece por aqui é que nos últimos anos não tem aparecido muita banda nova. Em geral, as novas bandas têm formações de pessoas que já eram da cena, e nós aparecemos de repente e poucas pessoas nos conheciam. Além disso, fazemos um som que rompe com o que Brasília estava fazendo. Estávamos tocando algo diferente daquilo que as bandas daqui dos anos 80, 90 e 00 estavam produzindo, com exceção da Divine. Nós fazemos rock da pesada com uma bateria eletrônica e Brasília não fica na Europa, né?

Dykerama – Quais foram os show mais relevantes que vocês já fizeram?

Fer Pops – Os shows de Portugal e o Planeta Terra, não desprezando de forma alguma todos os festivais independentes que fizemos até agosto deste ano e que foram importantíssimos para a nossa história.

Dykerama – Quais os planos para o futuro da banda?

Fer Pops – O Pil gostaria de ir para o Japão. Eu gostaria de produzir mais e tocar muito. Temos uma turnê agendada pro exterior para o primeiro semestre de 2008. Gostaríamos muito de tocar em Belém e ir a outros lugares que nunca fomos.

:: Ainda não conhece Lucy & The Popsonics? Então clique aqui para ouvir ::

Querem matar a Britney

Prefeito gay de Paris estaria na lista negra da Al-Qaeda