in

Psicólogo Pedrosa Responde: Sou ativo com os boys, mas deixo minha noiva na mão

Tenho 35 anos, sou noivo e pretendo casar em breve. Estou com minha noiva desde os meus 20 anos. Só que gosto de boys, também. Acontece que de uns tempos para cá quando faço sexo com minha noiva as ereções do meu pênis estão bem fracas a ponto de não conseguir penetrar a vagina dela. Vou toda semana na sauna gay e lá eu consigo fazer ativo numa boa com os boys. Tenho boas ereções. O que pode estar acontecendo comigo? Será que tenho algum problema orgânico? Pablo (Belo Horizonte – MG)

Pablo, tudo indica pelo seu relato que o seu caso não trata-se de um problema orgânico. Isto é  bem claro. Caso você tivesse um problema orgânico comprometendo suas ereções, seu pênis não funcionava nem com a sua noiva nem com os boys.

Uma Disfunção Erétil (declínio da capacidade erétil) de etiologia orgânica, algo não muito comum, pode ser provocada por: doença arterial de causa aterosclerótica (degeneração da camada íntima de artérias – ateroma); traumatismo do sistema vascular pélvico e peniano (diminuindo o fluxo de sangue e reduzindo a sensibilidade comprometendo a ereção devido as alterações nos nervos que conduzem estímulos até o pênis); alcoolismo, tabagismo, diabete mellitus; cirurgias e radioterapia na região pélvica que destroem as fibras dos nervos (prostatectomia – ablação da próstata devido câncer, por exemplo); diminuição da testosterona (hormônio masculino); entre outras.

Penso que no seu caso, parece que a sua perda de ereção é ligada a falta de desejo sexual pela sua noiva. Veja, com os boys você tem boas ereções. Seu desejo sexual pode ser homossexual e não heterossexual. Quando um gay entra num relacionamento heterossexual e tem pouca idade (faixa dos 20 anos) consegue boas ereções com as mulheres e excelentes ereções com os homens. A medida que a idade avança, faixa dos 30/40 anos, a tendência é eles terem uma dificuldade maior na relação sexual com a mulher. Isso ocorre por causa do envelhecimento.

A resposta sexual fica mais difícil com a mulher, pois o verdadeiro objeto de desejo sexual é um homem e não uma mulher. E depois dos 50 anos, boa parte dos gays casados com mulheres, não conseguem mais ter nenhuma ereção com elas, mas continuam tendo boas ereções com homens. Não querem deixar as esposas na mão e apelam até para os remédios para obter ereção, mas não funciona em boa parte dos casos. Porque para o remédio funcionar tem que haver uma estimulação adequada, ou seja o desejo.

Bem, no seu caso concreto não consigo vislumbrar uma solução plausível para que obtenha ereção com a sua noiva. Só lhe resta refletir sobre a sua situação: será que serei feliz sexualmente casando com minha noiva?; irei fazê-la feliz? Boa sorte!

* João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro Segundo Desejo (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site http://www.syntony.com.br/.

Antes da turnê: saiba os principais momentos da carreira de Beyoncé

Lésbicas querem registrar filho no RJ