in

Amígdalas podem ser facilitadoras de contágio pelo HIV

Um recente estudo pode ter encontrado uma causa para o contágio pelo HIV, vírus causador da Aids, por via oral. O segredo seriam as amígdalas, segundo um grupo de pesquisadores do NIH (Instituto Nacional de Saúde), nos Estados Unidos.

Até então era um mistério entender o relato de pacientes que diziam ter sido contaminados pelo HIV com a prática de sexo oral. Isso porque as gengivas, mesmo feridas, produzem queratina, que as fortalecem contra o contágio, e a saliva tem propriedades antivirais.

As amígdalas, glândulas que servem ao sistema imunológico, possuem muitas células com uma proteína chamada CXCR4 — um dos receptores favoritos do HIV para a invasão e posterior multiplicação. Elas facilitam a detecção de patógenos perigosos ao organismo para o posterior combate pelo sistema imune, mas o preço é que elas mesmas ficam mais fragéis e expostas a esses invasores. No caso de uma infecção por HIV, essa é uma estratégia nada eficiente adotada pelo organismo.

Os dados da pesquisa, liderada por Sharon M. Wahl, "sugerem que a expressão aumentada de moléculas associadas à conexão e entrada do HIV, associada aos fatores antivirais inatos reduzidos, podem tornar a amígdala um local potencial para transmissão oral".

Os resultados se encontram na edição de agosto do periódico médico "The American Journal of Pathology".

ABGLT processa psicóloga que defende ‘reversão’ da homossexualidade

Bispo anglicano anuncia casamento com companheiro nos EUA