Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Assembléia Legislativa rejeita em votação Frente de Cidadania LGBT no PE

A Alepe – Assembleia Legislativa de Pernambuco – rejeitou na terça-feira (17) a criação da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT. Para ser instalada a frente precisava de 25 votos a favor, mas diversos deputados faltaram e prejudicaram a votação. 

Durante a sessão, 15 dos 49 deputados faltaram, 23 votaram a favor e 10 votaram contra. Ou seja, faltaram apenas dois votos para que frente fosse instalada.

+ Engenheiro diz que vizinho enfiou faca em seu pescoço por homofobia

Tendo os deputados Lucas Ramos, Aloíso Lessa, Teresa Leitão e Priscila Krause como integrantes, a frente tinha a intenção de reunir os parlamentares no combate ao preconceito e a discriminação contra a população LGBT, por meio de debates, audiências e eventos.

"A derrota não foi da população LGBT, mas da Casa, apesar de a votação ter tido 23 votos a favor. Lamentavelmente, muitos deputados se ausentaram, se acovardaram em fazer o debate. Nós vamos estudar regimentalmente quais são os mecanismos para criar um espaço específico para debater essas demandas, que são urgentes e necessárias", disse o autor do requerimento Edilson Silva (Psol).

O pastor Cleiton Collins (PP), que é líder da bancada evangélica, declarou que não precisa de frente LGBT, uma vez que já existe a Comissão de Defesa da Cidadania e Direitos Humanos. "São temas importantes, seja LGBT, minorias, maiorias. Nós vamos chamar o movimento para vir para dentro desta casa, eles não perderam direitos", declarou.

+ Garoto de 15 anos é consolado na rede após receber mensagens homofóbicas do pai

Tereza Leitão frisou que tratar especificamente da população LGBT não se trata de um privilégio, mas de se atentar a um grupo que vem "ao longo da história sofrendo perseguições de ordem moral e que precisa de políticas de afirmação". "Não podemos misturar o estado laico, previsto na Constituição, com a nossa fé. O que está sendo proposto são políticas públicas para um setor estigmatizado".

Saiba quem votou e não votou: 

15 ausentes:
Antônio Moraes
Beto Accioly
Claudiano Martins Filho
Eriberto Medeiros
Everaldo Cabral
Francismar Pontes
Henrique Queiroz
João Eudes
Lula Cabral
Manoel Santos, licenciado
Priscila Krause, licenciada
Ricardo Costa
Rodrigo Novaes
Rogério Leão
Zé Maurício
 
23 favoráveis:
Aglaílson Júnior
Álvaro Porto
Aluísio Lessa
Ângelo Ferreira
Augusto César
Clodoaldo Magalhães
Diogo Morais
Eduino Brito
Edilson Silva
Júlio Cavalcanti
Lucas Ramos
Marcantônio Dourado
Miguel Coelho
Pedro Serafim Neto
Raquel Lyra
Romário Dias
Silvio Costa Filho
Simone Santana
Socorro Pimentel
Teresa Leitão
Tony Gel
Zé Humberto
Waldemar Borges
 
Dez contrários:
Adalto Santos
André Ferreira
Bispo Ossésio Silva
Doutor Valdir
Guilherme Uchoa
Joaquim Lira
Joel da Harpa
Odacy Amorim
Pastor Cleiton Collins
Professor Lupércio
Sair da versão mobile