in

Avançados, pero no mucho

Os britânicos estão mais liberais em relação ao sexo e ao casamento, mas mantém uma visão tradicional quanto o assunto é cuidar de crianças. É o que revela uma pesquisa do Centro Nacional para Pesquisa Social da Grã-Bretanha. As informações são da agência AFP.

Segundo a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (23), a maioria dos britânicos agora acham que não há nada de errado em fazer sexo antes do casamento e que a união entre pessoas do mesmo sexo é perfeitamente aceitável.

Intitulada “”New Families? Tradition and Change in Modern Relationships” (Novas Famílias? Tradições e Mudanças nos Relacionamentos Modernos), o estudo revelou que a visão dos homens em relação ao casamento e cuidado dos filhos tende a ser mais tradicional que a das mulheres.

A pesquisa mostrou que 70% dos entrevistados defendem o sexo antes do casamento – em 1984, apenas 48% pensavam assim.

2/3 dos entrevistados (66%) acreditam que há uma pequena diferença entre “estar casado” e “morar junto”, enquanto que 54% defendem que casais não precisam viver juntos para gozar de uma relação sadia.

“Os casais heterossexuais casados não são mais o centro da norma social. Mas suas crenças são mais tradicionais quando o assunto é a criação dos filhos”, disse Simon Duncan, co-autor do estudo.

Com relação à homossexualidade, 18% dos entrevistados consideram as relações gays erradas, enquanto 32% vêem o sexo homossexual como sempre ou na maioria das vezes errado. 4 entre 10 entrevistados (42%) acreditam que casais gays não podem ser bons pais como os heterossexuais – mas 3 entre 10 (31%) defendem o contrário, que gays são tão capazes de cuidar de crianças quanto os héteros.

A pesquisa entrevistou 3 mil pessoas e está em sua 24ª edição.

Documentário de tenente lésbica é indicado ao Oscar

Autópsia do ator Heath Ledger é considerada inconclusiva